segunda-feira, 30 de maio de 2011

Encontro da Equipe Ampliada da Formação

      No final de semana passado, dias 28 e 29 de maio, reuniu-se a Equipe Ampliada de Formação. Durante esses dois dias refletiu-se,  repensou-se e planejou-se o Processo Formativo ICM na Província, bem como as atividades em 2011/2012. 
     Houve uma grande partilha de vida, na qual cada Irmã pode expressar suas alegrias e desafios que encontra na missão que assume, seja no Serviço de Animação Vocacional, Núcleo das Aspirantes ou como Cuidadora das Idosas e Enfermas.

   Ajudaram a subsidiar a discussão o Pe. Domingos Vercelino, reitor do Seminário de Uruguaiana, e a Ir. Beatriz Pagnossin, ICM. Aprofundou-se, igualmente, a reflexão sobre as virtudes vividas por Bárbara Maix.

Padre Domingos abordou a temática "A perspectiva da fé na Vida Religiosa Consagrada e a relação filial com Deus"


Ir. Beatriz abordou a temática da "Sustentabilidade e Formação", fruto de sua especialização em Educação Ambiental
Confira mais fotos...









    
      Irmã Maria Helenita! Agradecemos  a oportunidade de colaborarmos com a dinamização e cuidado com o processo formativo na Província.

Deus é o Formador, nós somos colaboradoras de sua Obra!

Ir. Camila Dalmolin Hoffmann
Pela Equipe Ampliada de Formação da Província 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Expectativas para o Encontro da Equipe Ampliada da Formação

      Neste final de semana, no Edifício Bárbara Maix, em Santa Maria, acontecerá o Encontro da Equipe Ampliada da Formação da Província. 
   A Equipe Ampliada é composta por 21 Irmãs: Equipe Pensante, Comunidades Formadoras e Animadoras Vocacionais.     
      Esse encontro tem como tema " A perspectiva da fé na VRC, relação filial com Deus e prática das virtudes Teologais e Cardinais", e visa o [re]pensar e fortalecer o processo formativo, tanto na formação inicial e continuada.

Em breve, notícias aqui no Blog da Província de Santa Maria.
Mande suas contribuições para o blog: icm.psm@gmail.com

Mais balões em Santa Maria

          Em Santa Maria, "Coração do RS", está acontecendo o 3º Festival de Balonismo que reúne cerca de 20 balonistas. Nos dias 26 à 29 de maio o céu sobre a Sede Provincial se cobre de beleza. Algumas fotos que Ir. Maria Helenita e Ir. Meridiane encaminharam ao Blog da Província de Santa Maria.






Retiro Congregacional

      No "Jardim" em Vale Vêneto, de 20 a 26 de maio de 2011, estiveram em retiro 27 irmãs, além das facilitadoras Ir. Maria Helenita Sperotto e Ir. Olga Trevisan. Este retiro seria acompanhada por Ir. Maria Zení do Nascimento, tendo esta sido substituída devido gravidade do estado de saúde da mãe. Estes dias de oração foram movidos pelo tema: TESTEMUNHAS FIÉIS DE OLHOS FIXOS EM JESUS.




PRECIOSA EXPERIÊNCIA

            
          Queridas Irmãs e demais pessoas que nos acompanham pelo Blog da Província de Santa Maria! Gostaria de partilhar com vocês um pouco das alegrias, das descobertas, das confirmações que estou vivenciando neste tempo tão bonito e tão significativo que é o segundo ano do noviciado, tempo em que nos é oferecido um espaço para fazermos uma experiência da vivência em comunidade e da missão.

      Fui agraciada recebendo como comunidade de estágio, a Comunidade Nossa Senhora das Dores, que atua no Colégio Coração de Maria, e tem como missão educar para a vida, a solidariedade e a paz. Um espaço de muitos desafios, oportunidades, descobertas, alegrias. Que bonita experiência partilhar das alegrias, conquistas, dificuldades e obstáculos, sentir que cada uma se doa para que o todo seja contemplado. O amor tece nossas relações e nos impulsiona a nos doarmos para que este possa chegar aqueles e aquelas por quem damos nosso Sim, a pessoa do empobrecido(a).

            “Assim como o corpo tão somente recebe o seu vigor, porte e beleza quando todos os membros prestam o seu auxílio mútuo, assim uma comunidade adquire a sua beleza, vigor e poder, somente quando o amor fraterno impulsiona os membros a doar-se mutuamente”. (Bárbara Maix, 1869).

            Na escola pude colaborar no Serviço de Pastoral Escolar, junto as crianças, jovens, adolescentes, professores e funcionários animando celebrações, retiros, momentos festivos. Que alegria participar das descobertas das crianças, sentir o carinho, a ternura, a doçura do seu ser tão alegre e espontâneo. Contribui também em outros serviços, conforme a necessidade do momento, o que só vem enriquecer ainda mais a experiência...



     Tive a oportunidade de integrar a Equipe do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Santa Maria, e participar de trabalhos com jovens, crianças, adolescentes, adultos, realizados nas escolas, em algumas cidades da Diocese. Que rica experiência sentir os desejos, partilhar dos sonhos e ideiais de nossa juventude, e acreditar na sua capacidade de transformação, de querer buscar um mundo onde reine o amor, a justiça e a paz.







 

        Muito me alegrou poder colaborar na formação das aspirantes, onde uma vez na semana trocávamos saberes e gostos pela música, de uma maneira muito simples e alegre aprendendo violão.



       No período de 10 de fevereiro a 31 de maio, é nesta comunidade, que Jesus me chamou a viver plenamente a radicalidade do Evangelho, assumindo com todo o meu ser a missão que Ele me confiou. Agradeço pelo espaço, pela convivência, pelo carinho, por cada um e cada uma, por tornarem essa experiência ainda mais preciosa...



Letícia Campagnolo Cavalheiro – Noviça ICM
Santa Maria

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Céu colorido em Santa Maria/RS

Sem muitas palavras...



A alegria e o encantamento tomaram conta de todos no Colégio Coração de Maria, nesta tarde de quinta-feira.
Veja as fotos...












      Lembro com carinho a frase de nossa querida Fundadora, Bárbara Maix, quando diz que "Deus brinca conosco e sente cordial alegria quando confiamos n'Ele". Com esse sentimento de leveza, vibração e alegria, hoje manifesto pelas crianças,  somos convidados a reconhecer a presença amorosa de Deus nas pequenos e singelos acontecimentos da vida.

Maria: jovem atenta e corajosa, modelo para a juventude!

Letícia e Camila com os jovens da Nossa Senhora Aparecida

      Com o objetivo de partilhar a vida e a presença de Maria em suas caminhadas vocacionais, a Noviça Letícia e a Irmã Camila participaram do Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Bairro Tancredo Neves, em Santa Maria. Após a oração, preparada pelo grupo, as Irmãs fizeram uma memória da presença de Maria na Bíblia e com o povo, nos dias atuais. Foi uma tarde repleta de alegrias, fortalecimento e comunhão.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA

                O tema da Campanha da Fraternidade 2011 é foco comum no planejamento do Colégio Auxiliadora de Rio Pardo, e vem sendo amplamente trabalhado da Educação Infantil ao Ensino Médio.
         Várias foram as ações planejadas pelo Colégio, nas diferentes disciplinas, e já estão acontecendo no desenvolvimento das atividades cotidianas da sala de aula e em ações interdisciplinares que acontecem em momentos especiais.
        Estamos felizes pela forma com que este projeto vem se desenvolvendo no Colégio. Sente-se um clima de engajamento de todos, professores, funcionários, alunos e famílias, em fim, o Auxiliadora está respirando o clima de “DEFESA DO AMBIENTE” com a responsabilidade de todos na busca da sustentabilidade do nosso planeta.
        Por todo o Colégio podemos observar os trabalhos realizados pelos alunos que levam a refletir e repensar nossas atitudes para com o futuro do Planeta.
       Neste mês de maio nos corredores do Colégio estão expostos os trabalhos realizados por alunos do EF e EM, na disciplina de Artes. Nestes trabalhos os materiais utilizados com certeza estariam no lixo, mas dentro da proposta das professoras Daniela Silva e Daniela Faccin transformaram-se em mensagens de alerta para a necessidade de preservação, mostrando que muitas coisas podem ser reaproveitadas e reutilizadas, diminuindo o consumo e assim contribuindo para a redução da produção de lixo.



       O tema também foi trabalhado na 6ª série pela professora de Língua Portuguesa, Marta Daudt, e os poemas produzidos pelos alunos serão divulgados no Jornal local e estão expostos em um painel na entrada do colégio, chamando a atenção para o COMPROMISSO QUE É DE TODOS.




Colégio Auxiliadora comemora 82 anos de atividades

No dia 24 de maio, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Rio Pardo comemorou os seus 82 anos de atividades nesta comunidade. Para celebrar este momento tão significativo o SPE (Serviço de Pastoral Escolar) preparou um momento de oração, reunindo os alunos, professores e funcionários.



Um espaço especial foi preparado no salão de festas do Colégio, onde todos se reuniram para rezar pelos 82 anos do Colégio, lembrar os seis meses da Beatificação de Bárbara pedindo para que ela continue a iluminar esta obra que é fruto de suas ideias.
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio foram convidados a assumir junto com a Pastoral Escolar este momento de oração deixando para os demais o seu exemplo de participação no ano em que sua presença nesta escola está chegando ao fim.








O "Blog da Província de Santa Maria" parabeniza o
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
 de Rio Pardo pelos seus 82 anos e agradece a partilha!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Presença ICM com a Juventude

No domingo, dia 22 de maio, realizou-se no Colégio Máximo Palotino (Santa Maria/RS) o Encontro da Juventude, coordenado pela Juventude Palotina.




Durante todo o dia, os jovens foram convidados a refletir o tema "Maria: do Cenáculo para a Missão". Muitos grupos participaram, inclusive algumas Irmãs e Aspirantes ICM.

                               

                                          


                                   

Queremos com Maria aprender a amar a humanidade, dizendo o nosso "sim" ao cuidado da vida.
Aproveitemos esses últimos dias de maio para contemplar o discipulado e a coragem dessa Jovem, em fazer de sua vida uma oferta em favor do povo.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Plante uma flor, deixe sua marca!

"Não nasce a planta perfeita, não nasce o fruto maduro, e para ter a colheita é preciso semear".
 Olavo Bilac



Ontem, dia 18 de maio, no Colégio Coração de Maria (Santa Maria/RS), aconteceu o lançamento do Projeto "Plante uma flor, deixe sua marca". Após um momento de sensibilização, o qual os alunos foram motivados a reconhecer a beleza da criação e a sua responsabilidade no cuidado com a vida, a exemplo de Jesus Cristo e da Bem-aventurada Bárbara Maix, realizou-se o plantio de flores nas galerias da escola.
Confira abaixo o vídeo de divulgação do projeto:


"Mostremos com exemplos, aquilo que com palavras ensinamos".
Bem-aventurada Bárbara Maix





















 
Agradecemos o envolvimento de cada um e de cada uma!

O Colégio Coração de Maria agradece a oportunidade de partilhar esse bonito acontecimento com o
BLOG da Província de Santa Maria
e, desde já, parabeniza por essa iniciativa.