quarta-feira, 29 de junho de 2011

Diretora Geral e Coordenadora Provincial visitaram comunidades de Frederico Westphalen/RS

     Buscando sempre inovar com qualidade e unidade de  ação, a comunidade do Colégio Auxiliadora (Frederico Westphalen/RS)  recebeu entres os dias 20 e 24  de junho a visita da Diretora Geral da Congregação, Ir. Marlise Hendges e a Coordenadora Provincial de Santa Maria, Ir. Ana Luiza Biselo. O objetivo foi o de conhecer e partilhar as realidades vivenciadas em nosso Colégio  e nas comunidade religiosas ICM de Frederico Westphalen.     
       Além da presença junto as comunidades, Irmã Marlise Hendges também participou de reunião realizada junto aos professores/as da escola. Realizado no dia 21 de junho, a Diretora Geral abordou assuntos referentes a Congregação e também  incentivou os/as educadores a serem os continuadores da missão ICM, sendo elo na pedagogia de  Bem-Aventurada Barbara Maix.
    Irmã Marlise! A Comunidade Educativa do Colégio Auxiliadora agradece o incentivo, gratuidade e zelo por cada um (a)!
Irmã Clarinda de Carli - Diretora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Frederico Westphalen/RS






Saiba Mais:
Colégio Nossa Senhora AuxiliadoraFrederico  Westphalen/RS

Província de Santa Maria sob a Proteção do Espírito Santo
Rio Grande do Sul - Países: Venezuela, Bolívia, Argentina e Haiti

Comunidade de Livramento partilha mais uma alegria!

     No dia 27 de junho, dia do Nascimento de Bárbara Maix, a Comunidade Madre Bárbara em Santana do Livramento/RS, fundada em 08 de maio deste ano, entra em sua residência. Nesse dia pode receber e ser montado todos os móveis transferidos do apartamento em Passo Fundo.  





       Num trabalho "formiguinha", em meio a muito frio, mas com alegria das Irmãs, do Padre e do Povo, a casa ficou praticamente montada.




     Dizia Irmã Davina "Aqui tudo acontece numa data especial de Bárbara". Parece que ela ressuscita e renasce na missão de suas irmãs.

      

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Agradecimentos de Irmã Meridiane

GRATIDÃO POR ESTE TEMPO DE BÊNÇÃO!!!


“...que a palavra seja colocada na minha boca
  para anunciar ousadamente o Mistério do Evangelho”(Ef 6,19)


       No último dia 19/06 realizei minha Consagração definitiva como Irmã da do Imaculado Coração de Maria. Doar a vida como religiosa significa optar em servir ao Projeto de Deus como o fez Jesus de Nazaré, sendo simples, despojada e disponível para servir aos irmãos e irmãs, de forma especial aos mais empobrecidos(as). Esta celebração aconteceu na minha terra natal, Vista Gaúcha. Foi um dia muito abençoado por Deus onde estiveram presente: grande número de irmãs vindas de diferentes cidades; uma significativa caravana de Bagé com educadores da Escola São Benedito, pessoas das comunidades, Pe. Leandro Lopes(pároco da Catedral São Sebastião-Bagé) e o bispo diocesano de Bagé, Dom Gílio Felício, o qual presidiu a celebração; vasto círculo de parentes, amigos e conhecidos das comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida(Tenente Portela) e de cidades vizinhas; e ainda os padres  Mauro    Argentom, Rudinei Negri e Guido Tafarel(pároco local).
           Louvo e agradeço a Deus pelas orações e apoio de todos(as) os(as) que lá estiveram, de forma muito especial de cada irmã, e também daqueles(as) que estiveram em comunhão de coração. Um agradecimento todo especial às irmãs que participaram das semanas de animação vocacional (Maristela, Camila, Fernanda, Rita, Anita e Neide), à Ir. Inelva que compartilhou seu dom ornamentando os espaços de celebração e festa. Louvo pela congregação que com tanto carinho me acolhe e oferece espaço para a concretização da missão, enfim, pela ternura de Deus Trino manifestada através das pessoas que vou encontrando no dia a dia. Por tudo, Deus seja louvado!
            Bárbara Maix, nossa fundadora, dizia que a Palavra de Deus é um dos alimentos mais úteis à alma, por isso, unamo-nos cada vez mais para que possamos vivenciar e anunciar esta Palavra e assim vivermos a solidariedade e o amor.
                            
Irmã Meridiane Brum          

terça-feira, 21 de junho de 2011

Consagração Definitiva de Irmã Meridiane Brum



   Na linda manhã do domingo, 19 de junho, em Vista Gaúcha/RS, Irmã Meridiane Brum renovou o seu "Sim" diante da Comunidade reunida, afirmando seu desejo de consagrar sua vida definitivamente como Irmã do Imaculado Coração de Maria.
   Muitas pessoas se fizeram presentes... Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pelotas, Paraná, Jaguari, Frederico Westphalen, Bagé (lugar que a Irmã exerce sua missão), entre outros.
  A emoção e a alegria tomaram conta de todos os participantes desse tão grandioso momento.
  Mais uma vez o Blog da Província de Santa Maria tem o prazer de noticiar as boas-novas da vida ICM!
               
                          Parabéns, Irmã Meridiane!

  Para saber mais...




  Você gostou dessa notícia? Deixe seu comentário.

sábado, 18 de junho de 2011

Semana Vocacional em Vista Gaúcha e Tenente Portela

      É com muita alegria que o BLOG noticia a preparação para a Consagração  Definitiva de Irmã Meridiane Brum.




   Durante essa semana a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela, especialmente as escolas e comunidades de Tenente Portela e Vista Gaúcha, vivenciaram uma missão vocacional. As dinâmicas utilizadas priorizavam a reflexão sobre a vida, vocação e atitudes, bem como o convite para a participação da Celebração da Consagração Definitiva de Irmã Meridiane.








    Gostaríamos de convidar a todos para que rezem pela nossa querida Irmã Meridiane que amanhã, 19 de junho, as 10 horas, em Vista Gaúcha/RS, na Comunidade  Santa Isabel, se consagrará definitivamente a Deus na Congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

sábado, 11 de junho de 2011

Assembleia em Santa Maria

        

         Hoje, dia 11 de junho, aconteceu a última Assembleia Regional da Província, neste triênio. 53 Irmãs encontraram-se, no Edifício Bárbara Maix, para rezar a vida e a missão à luz da Palavra de Deus e, em vista, da caminhada que estão realizando enquanto "solidárias na defesa e promoção da vida, em fidelidade ao Reino de Deus".


A oração foi conduzida com muita criatividade

A partilha de vida e a reflexão foram marcantes!

Ir. Terezinha Elisa e Ir. Maria Dalcero conduziram a Assembleia

 Como é bom se encontrar!!!
















Como é bom sentir-se partícipe dessa Congregação!
Que o Divino Espírito conduza a vida e missão da Província! 



E, no final, como amanhã é a Festa do Padroeiro "Divino Espírito Santo", teve uma gostosa comemoração...






  
     


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Divino Espírito Santo - Padroeiro da Província

Irmãs do Imaculado Coração de Maria, pertencentes à Província de Santa Maria, se preparam para a Celebração do seu Padroeiro, o Divino Espírito Santo.



         Neste domingo, dia 12 de junho, a Igreja faz memória de Pentecostes. A Província de Santa Maria  possui um caráter missionário que a identifica. Assim como o Espírito que dinamizou, fortaleceu, animou, encorajou os discípulos no Cenáculo; as Irmãs renovam o seu "Sim" em fidelidade ao Projeto de Jesus Cristo, conforme o modelo de Vida Religiosa Consagrada vivido pela Bem-aventurada Bárbara Maix.


Oração ao Espírito Santo

Vinde Espírito Santo,
Enchei os corações dos Vossos fiéis
E acendei neles o fogo do Vosso amor
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado
E renovareis a face da terra
Oremos: ó Deus que Instruistes os corações dos Vossos fiéis
Com a luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisas
Segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações
Por Cristo Senhor nosso, Amém.
       

quinta-feira, 9 de junho de 2011

"CHAMADOS(AS) A ANUNCIAR OUSADAMENTE O EVANGELHO"

O grupo de missionários que percorre as escolas
 e comunidades da área da Catedral de Bagé
se manifesta quanto à estes momentos vivenciados:


"Nossa....tem sido uma experiência muito interessante pelos testemunhos relatados pelos jovens e pelo acolhimento das escolas"(Jorge- Seminarista)

"Uma experiência muito boa onde pude compartilhar e ao mesmo tempo aprender muito"(Samuel- jovem vocacionado)

"Tem sido uma semana gratificante pela vivência do trabalho pela Palavra de Deus"(Octávio- seminarista)

"Para mim tem sido edificante o trabalho porque ao mesmo tempo em que ofereço também recebo as experiências de cada um, e isso faz com que me sinta mais próximo de Deus."(William- seminarista).



"Agradeço a Deus pela oportunidade de evangelização e por ter conhecido tantas pessoas cheias da presença de Deus. Na simplicidade e espontaneidade das crianças pude ver e sentir o rosto de Deus. Louvamos a Deus pelos votos da Ir. Meridiane que decidiu dar o seu sim a Deus como prova de amor e sentido absoluto de sua vida."(Miguel- seminarista)




"É um período de crescimento na dimensão humana e capacidade de se comunicar com as pessoas testemunhando o Evangelho".(Ronaldo- seminarista)

"Senti-me edificada ao ver os seminaristas e o pessoal da equipe que aqui esteve falando de forma tão bonita e convincente sobre Jesus Cristo e a nossa contribuição para a vivência da Palavra de Deus nas nossas atitudes"(Silvana- Jovem)


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Assembleias Regionais

 Assembleias Regionais na Província
      
       
    Nossa Província tem uma experiência bonita de Assembléias Regionais. Neste ano, as Assembleias Regionais favorecem a participação de todas as Irmãs no Processo Capitular.

Tema: Irmãs do Imaculado Coração de Maria solidárias na defesa e promoção da vida.

Objetivos:
·         Favorecer a participação de todas as Irmãs no Processo Capitular.
·         Substituir o Primeiro Conselho Plenário Provincial 2011.
·         Avaliar e conhecer a vida e a caminhada Provincial no Triênio 2009-2011.
·         Dialogar sobre a composição do novo Conselho Provincial.

Programação:

 * Oração: A maneira de exercer a missão  com personagens bíblicos.
 * Avaliação: Partilha do trabalho realizado nas Comunidades sobre os Programas do PGA em cada ano do triênio.
* Assuntos diversos referentes a Província e Regional.
* Reflexão: O que desejamos que seja o Conselho Provincial? Qual a importância dessa equipe e que nomes apontamos para a sua composição?
* Organização Institucional, cisão da SEC e criação do Instituto Religioso Bárbara Maix
* Destaques de ações proféticas realizadas por Bárbara Maix e as nossas ações proféticas realizadas hoje.

Celebração de Envio: 1Cor 12,4-11.

Assembleias Regionais:
- Regional Pelotas: dia 19 de março
- Regional Vale Vêneto: dia 07 de maio
- Regional Rio Pardo: 14 de maio
- Regional Frederico Westphalen: dia 04 de junho
- Regional Santa Maria: dia 11 de junho
  
        São momentos de convivência e reflexão, como também de sugestões alternativas para a programação da Província e formação das Irmãs tanto inicial como continuada. Há uma motivação nas Irmãs para encontros de estudos e aprofundamento bíblico, teológico, conjuntura social e assuntos emergentes. Os encontros das Irmãs de comunidades das Regionais constituem a festa da partilha.

Regional de Rio Pardo (14 de maio)






Regional de Frederico Westphalen (4 de junho)








 



Colaboração de Irmã Maria Helenita Sperotto
Vice-provincial e Conselheira da Formação de Santa Maria

terça-feira, 7 de junho de 2011

ATITUDE_ Cuidado com a Vida

       Nestes dias de animação vocacional em Bagé a temática que norteia o trabalho é "ATITUDE- Cuidado com a Vida". Está sendo uma oportunidade de lembrar ao jovem e adolescente a necessidade e importância de cuidar da Vida tomando iniciativas nos seus espaços de convivência para transformar a realidade. Aqui vão mais alguns registros....