segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Semana da Vida Religiosa Consagrada- Bagé

Escola São Benedito homenageia religiosos(as) de Bagé!

Durante o mês de agosto a Pastoral Escolar trabalhou semanalmente com todas as turmas da escola refletindo sobre a dimensão vocacional da pessoa.
Inicialmente, com a participação da biblioteca, trabalhou-se a hora do conto sobre "Jonas e a Baleia" trazendo presente o chamado de cada um(a).
Também foram apresentados os carismas das demais congregações presentes em Bagé, de forma especial, de Dom Bosco, fazendo um paralelo entre Dom Bosco e Bárbara, tendo em vista que são contemporâneos.

No dia 26/08, sexta-feira, a professora deu entrevista à Rádio Difusora de Bagé comentando a importância desta vocação na sociedade de hoje.
Pela tarde realizou-se uma bonita homenagem à todos os religiosos e religiosas de Bagé. De cada congregação mencionou-se o carisma através de uma música ou dança previamente preparada pelos alunos. Estavam presentes: 
- Irmãs ICM
- Irmãs Scalabrinianas
- Freis Capuchinhos
- Padres Salesianos de Dom Bosco
- Bispo Dom Gílio Felício
- Pessoas apaixonadas pelos carismas religiosos e atuantes junto às congregações.



O grupo de dança também mostrou sua arte enaltecendo esse modo de seguir Jesus de Nazaré.










Que cada Congregação possa continuar Lançando as redes! Parabéns a todos os religiosos(as)!

Animação vocacional em Rio Grande


Mestre, em teu nome lançarei as redes. (Cf. Lc 5,5)

São José do Norte - RS

Domingo, 14/08/2011, das 9h às 17h, um lindo dia de sol, as Irmãs Maristela Bonadeo e Nelci Ferreira Vieira, participaram da Jornada Vocacional na Comunidade Santa Rita de Cássia a convite dos Freis Capuchinhos.
            A organização do encontro esteve a cargo da juventude, na maioria adolescentes e todos da Renovação Carismática. Rezaram, cantaram, encenaram e apresentaram depoimentos de jovens e adultos que foram dependentes de drogas.
            Estavam presentes 04 Congregações Religiosas, que tiveram apenas 30 minutos para dar o seu recado, mas com direito de um espaço (tenda) para expor seu material vocacional.
            O almoço foi comunitário, preparado pelos adultos leigos, homens e mulheres.
            “Na rede lançada ao mar” foi apanhada uma jovem que quer ser Religiosa ICM, que doravante será acompanhada.

Parabéns Irmãs Nelci e Maristela pela disponibilidade em SERVIR a Messe do Senhor!


Presença ICM no Encontro de Coordenadoras de Comunidade

   Nesse final de semana, 26 a 28 de agosto, a Conferência dos Religiosos do Brasil Regional de Porto Alegre (CRB-POA/RS) promoveu o Encontro de Coordenadores de Comunidades. O evento teve como assessor o Padre Jaldemir Vitório (Jesuíta) que desenvolveu o tema "Fundamentação teológica da Autoridade e Identidade; elementos que ajudem a comunidade a crescer na Identidade e Mística, em perspectiva de futuro".

   Foram 123 participantes, das quais 18 Irmãs da Congregação das Irmãs ICM.

Equipe Pensante de Formação reunida durante um intervalo do Encontro



Pe. Quirino (Coordenador da Regional da CRB-POA) com Irmãs ICM

Irmãs ICM com Pe. Jaldemir, assessor do Encontro

Pe. Jaldemir, com base na tologia-bíblica, destacou as principais qualidades do Coordenador


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Auxiliadora de Frederico Westphalen: 64 anos!

    O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora  na data  de sua fundação, 18 de agosto, celebrou  com os alunos e professores um momento de ação de graças pela bonita caminhada histórica nos seus 64 anos de educação, benção e graças.







Você quer conhecer mais o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Frederico Wetphalen? - http://www.auxiliadorafw.com.br/

Educação Infantil do Auxiliadora partilha experiência

        Os alunos do "Pré B" do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Frederico Westphalen/RS) vem desenvolvendo atividades de estudos lançando mão da contação de histórias  para, de maneira prazerosa e criativa,  enriquecer  e tornar ainda mais significativa a construção de conhecimentos e do gosto pela leitura. Uma das atividades desenvolvidas foi a homenagem aos PAPAIS através da encenação da história: “O SANDUÍCHE DA MARICOTA”, finalizando com a confecção de sanduíches em conjunto – pais e filhos -  para degustação e deleite deste prazer imenso de desfrutar a companhia especial do PAPAI na Escola.

Professora Carla Rosane Pigatto

Confira as fotos...






terça-feira, 23 de agosto de 2011

Encontro Formativo e Romaria Vocacional

     No dia 20 de agosto, sábado passado, em Nova Palma/RS, aconteceu um Encontro Formativo que reuniu muitos adolescentes e jovens, bem como a 10ª  Romaria Vocacional.

     Pela manhã, o Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese trabalhou com as crianças e adolescentes da catequese, enquanto que a Pastoral da Juventude, assessorou o encontro com os jovens. Foi uma manhã rica de reflexões a respeito de Jesus, das escolhas e da vocação, tendo como base o lema "Mestre, em teu nome lançarei as redes". À tarde, uma multidão participou da Caminhada Vocacional.
    Estiveram presentes nesses momentos as Irmãs do Coração de Maria: Camila e Rita.





Hino Vocacional 2011




1º Encontro das Irmãs de até 18 anos de Consagração Definitiva

       Reuniram-se nos dias 20 e 21/08, em Santa Maria, as Irmãs até 18 anos de Consagração Definitiva, tendo por objetivo partilhar e fortalecer a caminhada da VRC e refletir temas interdisciplinares tendo em vista o cuidado com a vida.


      Iniciou com uma bonita oração/reflexão sobre as Bodas de Caná, onde o Vinho transformado por Jesus é o sentido existencial e missionário da Vida Religiosa Consagrada. Ele representa o sabor, o gosto, a alegria de quem ama e serve à um projeto concreto de Amor. Por outro lado, a presença das talhas vazias nos lembram que a VRC não pode esvaziar-se, transformar-se em pedra dura, rígida, ou seja, o dinamismo da vida deve fazer com que o carisma pessoal e congregacional permaneça vivo e fecundo.


    Cada Irmã também teve a oportunidade de partilhar um pouco sobre sua vida, estudos, trabalho e missão. Esta experiência mostrou que na interdisciplinariedade o cuidado com a Vida fica mais enriquecido e completo. Percebeu-se a importância da entre-ajuda, partilha e sensibilidade de cada uma e enquanto co-irmãs para que os desafios sejam superados e a VRC, possa de fato, ser sinal de Esperança e Solidariedade no mundo.



Ir. Meridiane Brum
Pelo grupo
            

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Colégio Coração de Maria homenageia Irmãs e Aspirantes pelo Dia da Vida Religiosa

      No próximo domingo, 20 de agosto, a Igreja celebra a Vocação à Vida Religiosa, Dia dos (as) Religiosos (as). No intuito de homenagear às Irmãs e Aspirantes que se dedicam na missão educativa, Alunos e Professores do Colégio Coração de Maria (Santa Maria/RS), a partir de iniciativa da Profª Adriana, organizaram uma linda e emocionante homenagem.

"Eu vi a graça de Deus crescer em ti, e vi que Lhe correspondeste".
Bem-aventurada Bárbara Maix








 
    Cada turma confeccionou um cartão ou cartaz e, pode, de inúmeros formas (poemas, leitura bíblica, música,...) expressar o carinho e gratidão pelo "Sim" que cada Irmã respondeu ao chamado de Deus.








   As Irmãs: Aida,  Camila, Georgina, Gládis, Luiza, Rosângela e Terezinha, e as Aspirantes: Jocelena, Larissa, Morgana e Thaís, agradecem as lindas palavras, cartões e homenagens.
   Que a Trindade Santa: Pai que escolhe, Filho que chama e Espírito Santo que envia, juntamente com Maria e Bárbara, cubram a vida e o caminho de vocês com muitas bênçãos, alegrias e disposição de colaborar na construção do Reino.