quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Partilha da experiência da peregrinação

Em relação a oportunidade de conhecer a "terra do milagre da Bem-aventurada", Santa Lúcia do Piaí, no sábado passado, 24 de setembro, Ir. Luciane Pivesan escreveu ao Blog: 

Todas ficaram 'comovidas' por poderem ir até lá, pela celebração, pelo carinho com que fomos acolhidas, pelo apoio por parte dos padres e da comunidade de lá. Nós, de Pelotas e Rio Grande, fomos até Santa Lúcia pela estrada antiga, aquela que os primeiros colonizadores utilizaram incluindo nossas Irmãs. Foi emocionante sentir um pouco, perceber a beleza e ao mesmo tempo pensar nas dificuldades que nossos antepassados passaram para viverem lá, ou seja, a agricultura, o transporte etc. Passamos em frente ao hospital onde aconteceu o milagre... foi uma experiência e tanto. Com o coração agradecido, voltamos cheias de alegria p/ nossas comunidades cantando e louvando a Deus pela oportunidade.

Algumas fotos enviadas por Ir. Luciane:



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Peregrinação das Irmãs da Província à Santa Lúcia do Piaí

A expectativa era grande!

No alvorecer daquele dia, ou melhor, na madrugada, pois o horário de saída de Santa Maria era às 4 horas.
Uma caravana partiu da cidade de Santa Maria, com 47 Irmãs. Outra, da Regional de Pelotas, com 14 Irmãs.

O destino era o mesmo: Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul/RS, terra do milagre da Bem-aventurada Bárbara Maix.

Cada uma sentiu de modo muito especial, a emoção na chegada aquele lugar.

A acolhida por parte do Pe. Moisés e demais Sacerdotes, Noviços, Seminaristas e de todos os presentes foi muito boa!

A Celebração Eucarística, a visita, o almoço... Tudo com toque especial.
Valeu!
Obrigada pela presença de todas e de cada uma em particular.

Ir. Irenita da Silva
Secretária Provincial











“Deus encontrará meios e caminhos. Deixemos que Ele trabalhe tranquilamente.”
Bem-aventurada Bárbara Maix

Para saber mais...
 Milagre da Bem-aventurada Bárbara Maix e o Monumento: http://www.icm-sec.org.br/site/ver_noticia.php?id=113

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atenção! Um convite para você!!!


Visando colocar na agenda social do Estado e Sociedade Civil realizaremos o
 
 I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE TRÁFICO DE SERES HUMANOS
Data: 04 e 05 de novembro de 2011

Tema: Tráfico de Seres Humanos: Um grito, Um clamor, Um Crime!
Lema: “Erradicar pela solidariedade na defesa e promoção da vida”
Objetivos: 
 
- Sensibilizar e socializar informações sobre o Tráfico de Seres Humanos; capacitar multiplicadores, multiplicadoras para ações educativas de prevenção, assistência, intervenção política no enfrentamento desta realidade.
- Conhecer e discutir a aplicação em nível de Estado do Rio Grande do Sul o II plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos
- Fomentar a rede de Enfrentamento do TSH no Estado do Rio Grande do Sul

Local: Colégio Bom Conselho, Rua Ramiro Barcelos, 996 - Porto Alegre/RS

Divulgue! Participe!

blogbeatificacao@gmail.com

Chegada da Primavera

   A primavera chegou!!!


   Com intuito de acolher a nova estação, na tarde ensolarada de quarta feira (21 de setembro), as alunas do 2º ano do Instituto São Benedito (Pelotas/RS)  foram para a Praça José Bonifácio. Com muita criatividade,  as meninas organizadas em grupos, fizeram lindos desenhos próprios da estação. As pessoas que passavam pela praça puderam prestigiar seus trabalhos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Visita às Irmãs na Bolívia

      Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral, enviou uma mensagem informando sobre sua recente viagem às comunidades ICM da Bolívia. Em companhia da Irmã Ana Luiza Bisello, coordenadora provincial de Santa Maria, Irmã Marlise acompanhou de perto o trabalho desenvolvidos pelas co-irmãs que atuam  nas CEBs, entre outras áreas, nas CEB’s, Pastoral Carcerária, Pastoral Escolar e atendimento às pessoas.

Irmãs da Bolívia com Irmãs: Marlise e Ana Luiza
Confira a mensagem:Queridas Irmãs, formandas, amigas e amigos!
Tendo voltado da visita às Irmãs em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, chego até vocês para agradecer. Obrigada pela comunhão e pelas preces.
A viagem foi ótima, acompanhada pelas bênçãos da Trindade.
As Irmãs: Ana Eugênia, Antoninha, Eni e Teolide nos acolheram carinhosamente. Foi muito bom estar com elas. Foi uma graça poder conhecer a bela missão que realizam nos cuidados alternativos de saúde, no acompanhamento às CEBs, na Pastoral Carcerária, Pastoral Escolar e atendimento às pessoas, entre outras coisas mais.
Tivemos a oportunidade de participar do encontro dos Missionários brasileiros na Bolívia.
Foi gratificante ouvir o relato de experiências de nossas/os irmãs/os que realizam sua missão junto àquele povo.
Deus, a quem nada passa desapercebido, as/os recompensará.
Em tudo são conduzidas/os e iluminadas/os pela Palavra de Deus.
Estamos no mês da Sagrada Escritura. Segundo Bárbara Maix, nossa Bem-Aventurada Fundadora, “a Palavra de Deus é um dos alimentos mais úteis e necessários à nossa alma...” (Const. 1857).
Com renovada estima e amor fraterno, recebam meu abraço e minha gratidão.
Copiosas bênçãos de Deus Trindade.
Irmã Marlise Hendges


Veja mais fotos em: http://www.icm-sec.org.br/site/fotos.php?id=132

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Encontro com o Papa Bento XVI e entrega da relíquia da Bv. Bárbara Maix

              É com muita alegria e emoção que o Blog da Província de Santa Maria noticia a entrega da relíquia da Bem-aventurada Bárbara Maix ao Papa Bento XVI.


       No dia 07 de setembro, as Irmãs: Amélia Thiele e Ignes Dalmolin encontraram-se com o Papa Bento XVI a fim de entregar-lhe a Relíquia da Bem-aventurada Bárbara Maix, as quais destacaram a emoção de tal gesto: " Nós Irmãs, em nome da Congregação, entregamos a preciosa Relíquia ao Santo Padre. Com o coração pleno de gratidão solicitamos-lhe a bênção para a Congregação, para cada Irmã, Leigos/Leigas, animadas vocações para a continuidade do Projeto de Bárbara e para a nossa missão ICM em sua internacionalidade. Pedimos especialmente pelo povo brasileiro por ser o Dia da Pátria, onde a Bem-Aventurada deu a própria vida."




78 anos do Colégio Coração de Maria: tradição, cultura e comemorações

     Ontem, dia 20 de setembro, o Colégio Coração de Maria, Santa Maria/RS, comemorou seus 78 anos de fundação.


Em setembro de 1933 chegam em Santa Maria, “Coração do Rio Grande”, Madre Maria Francisca de Chantal, com mais duas Irmãs e uma jovem professora, para dar início ao Colégio, sem nada, a não ser promessas. São reunidos 31 alunos e alunas. O Colégio inicia numa pequena casa cedida para este fim. Com festas, quermesses, teatros, em apenas um ano, conseguem levantar o prédio para o funcionamento do Colégio.
A educação que se vivencia é típica da época: ensino religioso, com um acento catequético, língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e artes: canto, música, pintura e teatro. Eram intensamente trabalhados os serviços de agulha: corte e costura, bordado, crochê e outros, todos visando uma formação integral, possibilitando às meninas habilitação para proverem o próprio sustento, se necessário.
Após 24 anos com o curso primário, em 1957 foram concluídas as outras alas do prédio hoje existente e iniciado o Curso Ginasial. Ao término da  primeira turma do Curso Ginasial, foi aberto o Curso Normal, tendo formado até a sua desativação, em 1975, 441 professoras. Em 1972, por força de Lei Federal, unificaram-se os Cursos Primário e Ginasial, originando o Curso de 1º Grau, hoje mantido como Ensino Fundamental e, nessa trajetória de buscas e conquistas, em 1999 abriu-se o Ensino Médio, recuperando a vocação de atender à educação de crianças e jovens, completando-se, assim, toda a educação básica.
A festa dos 78 anos se prolonga por todo o mês de setembro, destacando-se a Missa de Ação de Graças, no próximo dia 24, bolo-comemorativo, acolhida da chama-criola e Semana Farroupilha, homenagens à Escola, entre outros.
Confira algumas fotos das festividades:


Acolhida da Chama Criola e churrasco das turmas...



A ex-aluna Cristiane Bortoluzzi foi homenageada e mencionou em seu agradecimento "Sem o Colégio Coração de Maria não chegaria aonde cheguei. Guardo boas recordações de tudo que vivi e aprendi aqui!".





















Bolo dos 78 anos e homenagens...






Em breve mais novidades...

Para conhecer mais o Colégio Coração de Maria: http://www.coracaomaria.g12.br/

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cristo Rei oportuniza formação continuada aos educadores

                                        EDUCAR NO MUNDO ATUAL

             Neste sábado, 10 de setembro, foi oportunizado aos  professores do Colégio Cristo Rei, Rio Grande/RS,  uma palestra interativa sob o título “ Educar no Mundo Atual:  procedimentos para desenvolver habilidades e competências", ministrada pelo Professor Doutor Valther Maestro, educador há  25 anos e atualmente autor e palestrante da Editora FTD.
       No encontro proporcionado, os  professores foram “ provocados” a refletir sobre a “ Educação  hoje”,  o papel da escola e as características do aluno que temos, para a partir deste “mapa” desenvolver a teoria expressa nos Planos de Estudo, a fim de que o aluno aprenda a aplicabilidade das habilidades transformando-as em competências.
      Encerrando com a citação de Mário Quintana que  diz:
     “ O que mata o jardim não é o abandono, o que mata um jardim é esse olhar vazio de quem por ele passa indiferente".


Auxiliadora: "Projeto Soletrando” apresenta vencedores.

COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE FREDERICO

“ Projeto Soletrando” apresenta vencedores.

            Com o intuito de sanar dificuldades ortográficas, tornar o aprendizado da Língua Portuguesa mais interessante, de forma lúdica e prazerosa, bem como,  ampliar o vocabulário dos alunos, está sendo proposto tal projeto, que envolve o uso da língua  para estimular uma saudável competição entre os estudantes de 5ª a 7ª séries do Ensino Fundamental,  objetivando a retomada do Novo Acordo Ortográfico.
            As classificatórias estão sendo realizadas em sala de aula, nos períodos de Língua Portuguesa, após o término dos conteúdos propostos por trimestre para cada série. Os vencedores do I e II Trimestres já foram eleitos. Confira:

             I Trimestre
5ª série:Angélica Zanatta, Alexandre Bellenzier e Ana Valentina Binotto.       




6ª série: Eduarda Botezini, Camila Batistella e Maria Alice Saad


7ª série: Vitória Ribeiro, Marcos Paulo Frank e Sigriny Bertão



II Trimestre
      
5ª série: Juliane Almada, Ana Valentina Binotto e Arthur Felipe Wagner




6ª série: Leandra Vieira, Richard Beckert e Camila Batistella

7ª série: Sigriny Bertão, Flávia Felkl e Mariana Felin
    II