quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tráfico de Seres Humanos

         
        Desconhecido de grande parte da população, o Tráfico de Seres Humanos (TSH) / Tráfico de Pessoas se configura como um crime silencioso que vitima milhares de mulheres, crianças e adolescentes, gerando em todo mundo o astronômico lucro de 31,6 bilhões de dólares.
      Pensando neste problema e suas formas de enfrentamento, o Rio Grande do Sul debaterá este tema no 1º Seminário Estadual sobre o Tráfico de Seres Humanos nos dias 04 e 05 de novembro, em Porto Alegre.  Em dois dias, o evento que acontecerá no Auditório do Colégio Bom Conselho (Bairro Independência), vai debater o tema: “Tráfico de Seres Humanos: um grito, um clamor, um crime” e o lema "Erradicar pela solidariedade na defesa e promoção da vida". 
        Pela programação do I Seminário Estadual, os participantes debaterão o  Panorama Internacional, Nacional e Estadual sobre o Tráfico de pessoas; Política e Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas e a implantação de uma Rede de enfrentamento no Estado: o que prescreve a legislação, o que existe e o que implementar.
       O encontro iniciará às 8h do dia 04 de novembro e a expectativa é de que seja concluído até o meio-dia do sábado, dia 05.
        A programação para o seminário está sendo finalizada e será divulgada, em alguns dias,  no site especial do evento.
        As inscrições podem ser feitas via folder promocional ou então pelo site do evento:
 http://www.icm-sec.org.br/traficodesereshumanos/index.php Contribuição Social: 1 quilo de alimento não perecível
 Para maiores informações está disponível o telefone: 51 3312-4600

Assembleia reúne 95 Irmãs em Santa Maria

          No dia 20 de outubro, reuniram-se, no Edifício Bárbara Maix, 95 Irmãs da Província de Santa Maria, a fim de cessar a Associação Bárbara Maix, em virtude da criação do novo Instituto intitulado Instituto Religioso Bárbara Maix - IRBM (criado em 30 de setembro de 2011, em Porto Alegre/RS).


        Ir. Ana Luiza, Coordenadora Provincial e Presidente da Associação, deu as boas-vindas e esclaresceu os procedimentos de como aconteceria a assembleia. Após, Ir. Maria Helenita motivou as Irmãs para a oração lembrando que "Vivemos num tempo de mudança. A história pertence a Deus. Nossa Província é confiada ao Espírito Santo". Fez-se memória de algumas Cartas da Bem-aventurada Bárbara Maix que ressaltam a confiança em Deus e que a Congregação é obra de Deus. Rezou-se Rm 8, 28-38 e o Sl 36(35).


       Ir. Gema Tonial, secretária da Sociedade Educação e Caridade (personificação civil da Congregação ICM), iniciou sua fala lembrando que todas são Irmãs ICM não importando o local, nem a missão que exercem. Apresentou alguns dados sobre o IRBM.

    Após a leitura da lista de convocação, fez-se a eleição por aclamação, cessando a Associação Bárbara Maix.
      Por fim, as Irmãs do Conselho Provincial deram alguns avisos de ordem prática.



Para saber mais sobre a criação do IRBM - http://www.icm-sec.org.br/site/ver_noticia.php?id=297

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto Virtudes e Show da Solidariedade em Rio Grande!


Projeto Virtudes e Show da Solidariedade em Rio Grande!

Os alunos da Educação Infantil ao 4º Ano da Escola Cristo Rei participam do "Projeto Virtudes" onde cada turma no início do ano escolar é contemplada com uma virtude, que buscam conhecer, aprofundar e vivenciar com todos da Escola.




No último dia 21 os alunos da Turma A da Educação Infantil da Escola Cristo Rei realizaram o "Show da Solidariedade". Atividade onde apresentaram aos alunos da Educação Infantil ao 4º Ano músicas  relacionadas a virtude da solidariedade. O ingresso foi um kg de alimento, que serão doados a famílias necessitadas.
Os alunos que preparam o Show estavam radiantes e envolvidos com a proposta da atividade!


Parabéns alunos e Professora Claudia Gisele! 
 
Denise Freitas - Coordenadora da E.Infantil ao 4° Ano

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Encontro de formação Pós Consagração Definitiva!

Encontro de formação pós Consagração Definitiva!!!!
     
      Nos dias 09 a 12 de outubro, aconteceu um encontro para as Irmãs que realizaram sua Consagração Definitiva no último ano e/ou que ainda a realizarão. O mesmo foi coordenado por Ir. Elida Debastiani e teve por objetivo "animar-se na caminhada partilhando a vida e missão para revigorar e fortalecer o carisma de Bárbara Maix na fidelidade ao  Reino de Deus".


    Iniciou-se com a Celebração de Consagração de Ir. Daniele Vanuza Kosvoski, no Colégio Glória. Após este momento especial de festa, no domingo, compartilhamos de um gostoso almoço com as Irmãs na Sede Geral. À tarde, realizou-se um momento de diálogo e estudo com Ir. Marlise Hendges e, após, rumamos para Tramandaí.

    
      Estudamos, partilhamos, rezamos e celebramos. Certamente foram momentos muito ricos e importantes que nos ajudarão a melhor vivermos como consagradas ICM. A formação continuada deverá fazer parte de nossa vida para que possamos ser no mundo sinal da presença de Deus.


Graças damos ao Senhor da Vida por estes momentos!
Irmãs: Luciane, Tatiana, Fabiana, Meridiane e Daniele.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

I Seminário Estadual sobre Tráfico de Seres Humanos






Desconhecido de grande parte da população, o Tráfico de Seres Humanos (TSH) / Tráfico de Pessoas se configura como um crime silencioso que vitima milhares de mulheres, crianças e adolescentes, gerando em todo mundo o astronômico lucro de 31,6 bilhões de dólares. Pensando neste problema e suas formas de enfrentamento, o Rio Grande do Sul debaterá este tema no 1º Seminário Estadual sobre o Tráfico de Seres Humanos nos dias 04 e 05 de novembro, em Porto Alegre.
O Seminário é uma iniciativa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria que lança o evento como compromisso congregacional de defesa e promoção da vida. O Seminário acontecerá dentro da semana que celebra o primeiro aniversário de beatificação da fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.
Em dois dias, o evento que acontecerá no Auditório do Colégio Bom Conselho (Bairro Independência), vai debater o tema: “Tráfico de Seres Humanos: um grito, um clamor, um crime” e o lema "Erradicar pela solidariedade na defesa e promoção da vida".  Pela programação do I Seminário Estadual, os participantes debaterão o  Panorama Internacional, Nacional e Estadual sobre o Tráfico de pessoas; Política e Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas e a implantação de uma Rede de enfrentamento no Estado: o que prescreve a legislação, o que existe e o que implementar.
O encontro iniciará às 8h do dia 04 de novembro e a expectativa é de que seja concluído até o meio-dia do sábado, dia 05. A programação para o seminário está sendo finalizada e será divulgada, em alguns dias,  no site especial do evento.

As inscrições podem ser feitas via folder promocional ou então pelo site do evento:


Para maiores informações está disponível o telefone: 3312-4600

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Comunidade Madre Marta partilha Celebração de São Francisco

A Comunidade Madre Marta  é uma comunidade inserida na periferia de Santa Maria (Vila Maringá), composta por três Irmãs ICM: Lídia, Beatriz e Rita de Cássia, as quais são atuantes e presença constante junto ao povo. Na semana passada, celebrou-se a festa de São Francisco, padroeiro da Comunidade. Confira a matéria e as fotos enviadas pela Ir. Rita:
 

Aconteceu na Comunidade São Francisco de Assis, Vila Maringá em Santa Maria a semana em preparação à festa do padroeiro, com o tema: "São Francisco nos convida a cuidar da vida". O início da semana foi marcado pela Celebração de envio aos mensageiros para a Jornada Missionária na comunidade local. Durante a semana foram realizados encontros com os alunos da Escola Diácono Pozzebon e tríduo em preparação a Missa festiva.















terça-feira, 11 de outubro de 2011

NÚNCIO APOSTÓLICO VISITA CASA DA CRIANÇA

        A Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus, de Cachoeira do Sul, teve a honra de receber o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa Bento XVI, junto à Igreja Católica no Brasil e ao Governo Brasileiro.

         A vinda de Dom Lorenzo à Cachoeira do Sul foi um convite do Bispo Diocesano, Dom Irineu Sílvio Wilges, para participar da celebração de 20 anos de história desta Diocese e da 17ª Romaria, Mãe do Redentor.

 

       Dia 07 de outubro, Dom Lourenzo proferiu palestra para lideranças da comunidade local, na qual focalizou a consolidação do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado pelo Decreto nº 7.107 de 11 de fevereiro de 2010.

        No dia 08/10, Dom Lourenzo visitou a Casa da Criança, onde presidiu uma Celebração Eucarística na Capela desta Obra Social, com a participação de Dom Irineu, Sacerdotes, Religiosas e Religiosos de Cachoeira do Sul. Após a Celebração foi servido almoço de confraternização. O Núncio expressou sentir-se feliz por estar celebrando em uma casa das Irmãs, seguidoras da Bem-Aventurada Bárbara Maix.

         Na Romaria à Mãe do Redentor, dia 09/10, Dom Lourenzo caminhou com o povo e presidiu a Celebração Eucarística com participação de aproximadamente 60 mil pessoas.



     Em suas falas, Dom Lourenzo transmitiu mensagens de fé e de esperança, reafirmando a missão que a Igreja Católica exerce no mundo, com a presença das Nunciaturas em tantos países, das diversas pastorais, Institutos e Organizações, que zelam pela preservação do patrimônio espiritual a serviço da vida, da pessoa e do bem comum da humanidade.




Ir. Josete Pedron
Pela Comunidade e Obra Educativa

MISSÕES NAS COMUNIDADES DA PARÓQUIA Nª. SRª. DA CONCEIÇÃO – DIOCESE DE CACHOEIRA DO SUL


Com o objetivo de vivenciar Jesus Cristo encarnado, o qual veio revelar a Santíssima Trindade e que é o centro de nossa história, aconteceram as Missões em nossa Paróquia, nos dias 03 de setembro à 05 de outubro de 2011, com o tema central: Santas Missões – Por uma Igreja do Discipulado e da Missão.

 
A dinâmica que envolveu as comunidades nestes dias foi de Palestras, Celebrações envolventes, Encenações e Simbologias sobre os temas: Jesus Cristo, Família, Realidade (com celebração da misericórdia), Igreja (com procissão luminosa), Saúde e Comunidade, estas aconteciam nas Comunidades, nas Escolas, Grupos de Jovens e Crianças.
Passados estes dias os participantes ressaltaram aspectos positivos como:
  •   Mobilização em preparação as missões com equipe de visitadores às famílias e bênçãos às casas;
  • Envolvimento do povo: crianças, jovens e adultos; 
  •   Leitura Orante com maior compreensão da Palavra de Deus; 
  •   Formação de grupos de jovens nas Comunidades; 
  •   Mudança de pensamento sobre Deus e Igreja; 
  • União entre as pessoas.

Como compromisso e fruto das Missões as Comunidades assumiram:
  • Formação para todos (estudo bíblico, litúrgico e animação), o que dará mais “sabor e saber” na convivência comunitária; 
  •   Fortalecimento e formação de Grupos de Famílias (volta a Igreja Doméstica) e Grupo de Jovens.
Para chegarmos a algum lugar precisamos vislumbrar um horizonte e irmos construindo o caminho até lá. Na vida das Comunidades o horizonte é Jesus Cristo e o Reino de Deus, e  o caminho que devemos trilhar é o da solidariedade, da justiça e do amor.

                                               Ir. Delzira Bonatto

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Folha do Nordeste noticia vitória do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Frederico Westphalen) na Maratona

Na sexta-feira passada, 07 de outubro, o Jornal "Folha do Nordeste" noticiou...
 
Auxiliadora vence maratona bíblica
Escola campeã recebeu 368 litros de refrigerante
 
Aprofundar conhecimentos religiosos da população e de alunos das escolas de Frederico Westphalen. Esses são os principais objetivos da Maratona Bíblico Cultural, que premiou oito escolas frederiquenses com 1,5 mil litros de refrigerante, patrocinados pela Coca Cola. A competição, transmitida e realizada pela Rádio 95.9 FM, iniciou no dia 12 de setembro e foi finalizada na última terça-feira, 4.
O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora venceu a competição que, na edição 2011, abrangeu conhecimentos sobre discplinas curriculares, como história, geografia, português, ciências e matemática, além dos evangelhos de Mateus e Lucas.
Realizada anualmente, a Maratona Bíblico Cultural contou com a participação de oito escolas – Auxiliadora, Cardeal Roncalli, Afonso Pena, Sepé Tiaraju, Edegar Marques de Mattos, Giusto Damo, Santo Inácio e Duque de Caxias – e mais de cem crianças, que puderam testar seus conhecimentos e falar, alguns, pela primeira vez, em um microfone.
Para o diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena, Claudecir Frizon, o principal objetivo em participar da Maratona Bíblico Cultural é o fato de competir e avaliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e com a família, durante momentos de oração. “As crianças não pensam na premiação ou em atingir o primeiro lugar. O importante é participar e fazer com que o aluno se sinta motivado e receba novos conhecimentos”, apontou.
A Maratona Bíblico Cultural foi organizada pelo Supermercado Sorriso, com apoio da Coca Cola, que doou 1,5 mil litros de refrigerante Kuat.
 
 
Comunidade Educativa do Auxiliadora!
Parabéns por mais essa conquista!!!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora FW. destaca o Mês da Bíblia

Setembro, tempo especial para ler com amor o
 Livro Sagrado e assim, perceber que é eficaz em nós.

     Na dinâmica Pedagógica do Reino de Deus, o Serviço de Pastoral Escolar(SPE),
faz a leitura da vida e da história à luz da Palavra de Deus.

            O Colégio Auxiliadora de FW, tendo como ponto de partida a  realidade da Comunidade Educativa e como ponto de chegada,  uma escola que caminha no entendimento 
Escola em  Pastoral, celebrou o mês da Bíblia com as ações:
a) Reflexões da Palavra de Deus, através das citações bíblicas diárias na Agenda Escolar;
b) Recursos elaborados pelos alunos-frases extraídas da bíblia no decorrer do mês e foram rezadas na celebração conclusiva;   
c) Ornamentação do mural com trabalhos elaborados pelos alunos;
d) Texto proposto pela CNBB para o mês da Bíblia êxodo.
Tema: Travessia- Passo a Passo o Caninho de faz.
 e) A literatura infantil oferecida para as crianças durante o mês de setembro foi sobre a História Sagrada.
f) Celebração no final do mês com toda a Comunidade Escolar.

     Dia Internacional da Paz e dia da Árvore, em 21 de setembro, rezou-se em todo o espaço escolar
 a Oração de São Francisco “Senhor Fazei de Mim um Instrumento de Vossa Paz” e a realização de atividades diversas sobre a paz e ecologia.

Confira as fotos das atividades: