terça-feira, 29 de novembro de 2011

Seminário Tráfico de Pessoas noticiado pela BAND



Não podemos deixar esmorecer essa discussão!
Pesquise! Informe-se! Divulgue! Tome uma atitude!

Compatilhe o vídeo!
Link: http://www.youtube.com/watch?v=YEff4HVTo88

Partilhas de uma Irmã Missionária

     O Blog da Província de Santa Maria tem a alegria de acolher a partilha de vida de nossa Ir. Beloni que esteve entre 02 de junho a 16 de novembro, junto às Comunidades presentes no Haiti. Confira o escrito e algumas fotos:


PRECISEI VIVER ATÉ AQUI PARA VER O HAITI...
E UM SONHO BOM PODE ACONTECER...


Sonho é sonho... Enfim tornou-se realidade. Depois de longos anos este sonho que foi repetido muitas vezes na canção: “Um sonho bom vai acontecer...” Aconteceu! É verdade!

Pisei as terras e mares do Haiti. Desci penhascos, subi montanhas, atravessei rios e florestas... Andei por trilhas e vi casebres, choupanas pelo meio do mato. Vi muita gente e muita criançada... vivendo na extrema pobreza e misérias da vida... andando por caminhos erantes que só Bondye (Deus) conhece.

O ser humano não precisa viver assim nesta terra de Deus, onde existe tanta riqueza e tantos bens a ser partilhado... Então vamos nós, dar da nossa pobreza e repartir um pouquinho dos nossos dons e qualidades. Nesta terra o pouquinho sempre é muito e vale ouro: “Dar do pouco que se tem ao que tem menos ainda...” É uma questão de doação, amor e isto faz a diferença.  Esta diferença é um apelo vocacional: Você que está lendo não gostaria de ajudar fazer esta diferença?  O estar com os olhos fixos em Jesus” (Hb 12, 2), Ele convida “Vinde e vede”, os discípulos foram, viram “onde morava e permaneceram com Ele” (Jo 1, 35-39). Seguir Jesus, as suas pegadas, é estabelecer uma relação de pertença e comunhão. É ver “Onde moras” (Jo 1, 39), ficar em sua companhia e dar-se as mãos...”Venha,  e você verá” (Jo 1, 46). Vale a pena viver e experienciar essa realidade. Venha sem medo de ser feliz.

Esta terra, neste País é o lugar de Deus que convida a discernir e a construir com Maria e Bárbara uma vida nova. É fazer uma caminhada diferente como fez Maria ao visitar sua prima Isabel. É a viagem do desinstalar-se que Bárbara fez em acertar “a busca da Vontade de Deus em outras terras”.

É subindo as montanhas, descendo os penhascos e vales que ali estão as preferidos de Jesus: os pobres mais pobres, os necessitados, os lascados, os sem vez e voz... Este é o lugar da esperança, do deixar transformar, do apaixonar, do encontro com Bondye...

Para quem tem fé e amor no coração esta realidade é bonita de se viver e partilhar, pois a “Missão é grande...” e somos “Missionárias da esperança”.  Nas comunidades do interior, nos grupos de TKL (CEBs), na Escola Bíblica Bárbara Maix que entusiasmo, que vibração no estudo da Pawòl Bondye (Palavra de Deus)... É um povo humilde, acolhedor e bom, são amigos e gostam das Irmãs da Kominote (Comunidade) Bárbara Maix – ICM.

Eu neste momento aqui sou protagonista, mas já deu para sentir a alegria de viver, a simplicidade, “o trato fino”, são vistos e acolhidos por todos, grandes e pequenos. O saber inculturar-se, o respeito pela religiosidade, pela cultura e pela história de um povo faz a diferença. E isto é a grandiosidade de quem tem coração dócil e amável, que sente e compartilha com a vida do povo...

Louvo a Deus por este tempo especial de graça, de experiências vividas, de um novo aprendizado na caminhada de fé. Pois favoreceu novos relacionamentos na vida da Comunidade, de partilha, de amizades e entre-ajuda com esse jeito de viver pude ser mais eu e mais feliz.

Agradeço a confiança e a chance que a Congregação, a Província e a Comunidade me oportunizou, este estágio, e foi mais que uma faculdade. Muito obrigada! Deus lhes pague!

E a Comunidade que me acolheu com carinho e amizade. Foi bom demais! Ótimo! Por tudo isso e muito mais: MESI ANPIL, MÈSI!  SE POU BONDYE BENI NOU (que Deus abençoe vocês) e as recompense pelo bem que realizam nesta terra do Haiti. Amém!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Irmã Beloni Luiza Monfardini – ICM
Jeremi – Haiti

domingo, 27 de novembro de 2011

QUERIDAS IRMÃS, BEM-VINDAS AO CONSELHO PROVINCIAL!

CONSELHO PROVINCIAL- TRIÊNIO 2012-2014.

No dia 26/11 foram eleitas as novas conselheiras e a nova coordenadora provincial da província de Santa Maria. A escolha se fez em um clima de fraternidade, respeito e comprometimento. Na oportunidade refletiu-se sobre a importância da participação de cada irmã assumindo o "avental" do serviço para o bem comum, na construção do "rosto" da província. Foram dias de comunhão e oração, inspiradas pelas comunidades/igrejas dos Primeiros Cristãos(Éfeso, Laodicéia, Filadélfia, Sardes, Esmirna, Tiatira e Pérgamo).
Às novas conselheiras queremos dizer:
Queridas irmãs: Maria Helenita, Maria, Aldinha, Rita, Delzira, Terezinha e Terezinha Elisa, sintam-se acolhidas com todo o carinho pela província neste serviço que irão assumir e por serem pessoas em quem confiamos. Que Maria e Bárbara intercedam por todas e por cada uma para que neste tempo de doação possam ser abençoadas e guiadas pelo Espírito de Deus.


sábado, 26 de novembro de 2011

A Vida precisa ser cuidada! A Vida é sagrada!



   Na quinta-feira passada, quando celebramos o 7º dia de nossa Irmã Catharina Cera, morta pelo trânsito, em 17 de novembro, a Professora Adriana Pacheco Pozzebon (Professora do Colégio Coração de Maria) escreveu uma mensagem, destacando pontos muito pertinentes. Confira a mensagem escrita e  proferida pela Prof. Adriana na Missa:
   A comunidade do Colégio Coração de Maria, unida, celebra em memória da Irmã Catharina,  que, há uma semana, aqui estava, nesta hora e nesta Igreja, celebrando a Eucaristia!
   Rezamos confiantes no acolhimento divino,  no encontro da Irmã Catharina com Deus, Pai de misericórdia, em especial pelo consolo de que havia recém experimentado o sacramento da Penitência.
   Ao mesmo tempo, registramos nossa indignação e sofrimento.
   Manifestamo-nos, no intuito de que a comunidade santa-mariense reflita e reveja seus conceitos de preservação da vida.
   No Antigo Testamento o profeta Isaías (32,15-18) já apresentava o sonho de um mundo novo: “Será derramado outra vez sobre nós um espírito  que vem do alto. Então, o deserto se tornará um jardim, e o jardim será considerado  um bosque. No deserto habitará o direito, e a justiça habitará no jardim. O fruto da justiça será a paz. De fato, o trabalho da justiça resultará em tranquilidade e segurança permanentes. Meu povo habitará em lugar pacífico, em residência segura, em habitação tranquila.”
    Onde está a tranquilidade e segurança nas ruas de Santa Maria?
    Qual é o perfil do motorista e do pedestre?
    Provavelmente, para responder a estes questionamentos, precisaríamos repensar os valores, a essência do ser humano, a máquina a serviço do homem e não o que acontece muitas vezes, quando o homem se coloca a serviço da máquina; pela pressa, pelo desejo de, quem sabe, alongar seu dia, alongar suas experiências na vida. É lamentável, entretanto, que alguns, para alongar seus limites, encurtem o tempo de vida de outros, como tem acontecido com frequência em nosso meio. 
    Que o Senhor da vida esteja presente, no acolhimento a tanta vítimas, no consolo às famílias e comunidades e no coração de cada um, para que façamos a experiência real de viver conforme o sonho do profeta: habitando em lugar pacífico, em residência segura, em habitação tranquila.
    Fique em paz, Irmã Catharina, e, junto a Deus, interceda para que também nós possamos viver em paz!!!


Enquanto Comunidade Educativa do CCM
estamos a organizar uma grande mobilização e
manifestação pela vida.
  
   O que? MOBILIZAÇÃO PELA VIDA
   Quando? 07 DE DEZEMBRO DE 2011, ÀS 10H.
   Programação: Saída do Colégio Coração de Maria (às 10hs) até a Igreja das Dores, onde será realizada uma homenagem a todas as vítimas do Trânsito e celebração pela Vida. 
   E breve, mais informações!

Nosso carinhoso abraço, pela defesa e cuidado da vida,
Ir. Camila Dalmolin Hoffmann, ICM
Coordenadora do Serviço de Pastoral Escolar - Colégio Coração de Maria
Santa Maria/RS

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Novo Conselho Provincial de Santa Maria

Eis o novo Conselho da Província de Santa Maria:

(Aldinha, Delzira, Rita, Terezinha, Maria, Terezinha Elisa e Maria Helenita)

Coordenadora Provincial - Ir. Maria Helenita Sperotto
Vice-provincial e Ecônoma - Ir. Maria Dalcero
Formação- Ir. Aldinha Welzbacher
Pastoral e Ação Social- Ir. Delzira Bonatto
Educação - Ir. Terezinha Maria Lovato
Secretária - Ir. Rita Loici Schneider
Saúde - Ir. Terezinha Elisa Liberalesso

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

AGRADECIMENTO

GRATIDÃO AO CONSELHO
PROVINCIAL DO ÚLTIMO TRIÊNIO!

    Na tarde de ontem, as Irmãs da Província de Santa Maria realizaram um bonito momento de agradecimento ao Conselho Provincial do último triênio. A Coordenadora Provincial - Ir. Ana Luiza Cocco Bisello, a Vice-Provincial e responsável pelo setor formação - Ir. Maria Helenita Speroto, a conselheira responsável pela Pastoral e Ação Social - Ir. Josefa Pikua, a conselheira responsável pelo setor educação - Ir. Terezinha Maria Lovato, a conselheira responsável pelo setor saúde - Ir. Terezinha Elisa Liberalesso, a conselheira responsável pela secretaria - Ir. Irenita da Silva e a conselheira do setor economia - Ir. Maria Dalcero receberam flores e palavras de gratidão por parte das irmãs da província. Ir. Marlise Hendges, Diretora Geral, disse às Irmãs: alegrem-se não tanto por aquilo que realizaram, mas pelos seus nomes que estão escritos no céu.



Queridas Irmãs! Obrigada pela doação, disponibilidade

 e carinho

 com que desempenharam esta missão.

Que Maria e Bárbara intercedam por cada uma!!!!!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Capítulo Provincial de Santa Maria

Província de Santa Maria vive Capítulo Provincial

    A Província de Santa Maria está vivenciando seu XIV Capítulo Provincial. O mesmo acontece nos dias 22 à 26/11, em Vale Vêneto/RS. Nesta oportunidade é avaliada a caminhada dos últimos três anos e projetado os próximos. É momento de estudo, reflexão e planejamento. Também serão eleitas as novas irmãs que assumirão os serviços como coordenadora e conselheiras da província. Nesta manhã realizou-se Celebração eucarística e iniciaram-se os trabalhos. Ir. Marlise Hendges, Diretora Geral, coordena os mesmos.
Estejamos todos unidos(as) em oração e comunhão neste momento tão importante.








segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Preparativos para o XIV Capítulo Provincial de Santa Maria

    A partir de amanhã (22) até sábado (26) o coração das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, pertencentes à Província de Santa Maria, estará voltado para Vale Vêneto, espaço sagrado escolhido para a realização do XIV Capítulo Provincial. 
   O Capítulo é uma grande assembleia que reúne as Irmãs a fim de retomar a caminhada, traçar/reafirmar o projeto e eleger um novo Conselho dinamizador da missão. Que o Espírito Santo, padroeiro de nossa Província, possa iluminar e conduzir esse momento tão especial! 

   Rezemos juntos a Bênção da Bem-aventurada Bárbara Maix:



Ir. Camila Dalmolin Hoffmann, ICM

Ir. Catharina morre atropelada em faixa de segurança


(Foto: Ronald Mendes/Diário de Santa Maria/Ag.RBS)
 Com muito pesar, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria comunica o falecimento de Ir. Catharina Cera (a Ir. Cáthia), ocorrido em 17 de novembro, quinta-feira passada, em torno das 20h.

 Ir. Catharina saía da missa quando foi atingida por um carro, ao atravessar a faixa de segurança, sendo arremessada à 15 metros, falecendo no local do acidente.  Segundo pessoas que presenciaram a tragédia, um dos carros parou, mas o outro, que vinha pela pista ao lado não parou e a acertou.  

     Ir. Catharina foi velada e sepultada no dia 18 de novembro. Inúmeras pessoas participaram da celebração: Irmãs, professores, funcionários, alunos, ex-alunos, famílias, amigos e comunidade em geral, manifestando sua solidariedade, indignação e apoio. 
      Ir. Cathia trabalhou muitos anos no Colégio Coração de Maria (Santa Maria/RS), dedicando-se à educação de crianças e cuidado das flores. Tinha um grande amor pela vida, dedicava horas do seu dia à oração e, diariamente, participava da eucaristia. Falava com carinho da Bem-aventurada Bárbara Maix para todas as pessoas que encontrava.  

     Na quinta-feira passada, após a missa, procurou o padre para conversar. Pe. Alexsandro Miola, vigário da Igreja das Dores, relatou que Ir. Catharina fez uma linda partilha de vida; contou que estava tendo mais tempo para ler e se aprofundar na vida da Fundadora (Bárbara Maix) e que sentia o quanto estava distante da santidade, porém percebia com clareza como o amor de Deus se manifestava na sua vida.  
     A fatalidade que aconteceu com nossa Ir. Catharina nos leva a refletir sobre as nossas vidas e a maneira com que cuidamos de nós e de quem está próximo. Convido a todos para rezar... rezar pela Ir. Cáthia, pela Congregação, por todos os jovens, pelos familiares das vítimas em acidentes de trânsito. Que esse momento de dor, revolta e tristeza nos impulsione a, cada vez mais, sermos "solidárias na defesa e promoção da vida, em fidelidade ao Reino de Deus".
Ir. Camila Dalmolin Hoffmann, ICM
Articuladora da comunicação da Província

Acampamento - 30 anos das PJs no RS

"E a Palavra se faz carne e habita no meio da juventude" (Jo 1, 14),

Esse foi o lema que acompanhou o Acampamento da Juventude de 12 a 15 de novembro em Santa Maria pela comemoração dos 30 anos de atuação das Pastorais da Juventude no RS. Aproximadamente 250 lideranças de grupos de jovens de todo o Estado estiveram reunidos no Bairro Nova Santa Marta na Escola dos Irmãos Maristas celebrando a memória histórica da atuação das PJ's do RS, com participação na 68ª Romaria da Medianeira e Missão Jovem na comunidade local. As Pastorais da Juventude acreditam no protagonismo Juvenil como processo de construção humana e eclesial, do jovem para o jovem. Salve a história construída por tantos jovens que já passaram pelos grupos de base e hoje são importantes lideranças tanto na Igreja quanto na sociedade!











Ir. Rita de Cássia Trindade dos Santos, ICM
Assessora da PJ em Santa Maria

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Romaria da Medianeira em Santa Maria reúne 300 mil fieis

    No último domingo, 13 de novembro, aconteceu na Arquidiocese de Santa Maria, a tradicional romaria à Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do Rio Grande do Sul. Inúmeras foram as manifestações de fé e gratidão à Mãe que caminha com o povo. Com o lema "O Senhor fez em mim maravilhas", os romeiros animados caminharam pelas ruas de Santa Maria e celebraram a Eucaristia no altar monumento. À tarde, antes da bênção do Santíssimo e da saúde, aconteceu o terço vocacional.
    Ainda em clima das festividades do  1º ano de Beatificação de Bárbara Maix, Irmãs, aspirantes e leigos se fizeram presença, reconhecendo em Maria, "modelo de virtude".





sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Equipe de Pastoral e Ação Social da Província se reúne para avaliar e planejar

    A Equipe de Pastoral e Ação Social da Província de Santa Maria, reuniu-se, ontem, dia 10 de novembro, com o objetivo de estudar, avaliar e programar algumas atividades para 2012. 
    Com as grandes mudanças que estão acontecendo no mundo inteiro e em nosso país, estudamos os desafios postos às CEBs hoje; iluminando com o texto de Jaldemir Vitório SJ “Liderar nos passos de Jesus”.
    Avaliamos o Plano da Ação Evangelizadora do Triênio e as atividades de cada Linha de Ação, reforçando e retomando ações para programação de 2012.

   






                                                                                   
                                          Ir Josefa Pikua
p/Equipe de Pastoral e Ação Social