segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Curso de Teologia Pastoral

     As Irmãs do Imaculado Coração de Maria, presentes na Província de Santa Maria, compartilham a alegria da  conclusão do Curso de  Teologia Pastoral (turma 2009 - 2012) pelas Irmãs: Amábile Saggin, Eni Azambuja da Silva e Ivanilda Bellé Canzian.


   A Celebração Eucarística e a cerimônia de conclusão  acontecerá no dia 29 de janeiro, às 10h, no auditório do ITEPA, em Passo Fundo/RS.


Queridas Irmãs: Amábile, Eni e Ivanilda! Queremos, desde já, parabenizá-las por essa caminhada realizada e, temos certeza, que o aprendizado, reflexões e construções feitas durante esse Curso colaborarão na missão e nos espaços onde vocês estão inseridas. Nosso carinhoso abraço, Irmãs da Província.

Blog da Província de Santa Maria

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

EXPERIÊNCIA “SAÚDE E ENERGIA”

Desde o dia 13 até 18 próximo está acontecendo mais uma Experiência “Saúde e Energia” na Casa de Retiros, em Vale Vêneto/RS.
São 18 participantes vindos de várias cidades gaúchas e vários Estados Brasileiros, inclusive uma pessoa de Manaus, no Amazonas.
Cuidar da saúde do corpo e da mente, revigorar-se física, psíquica e espiritualmente, desintoxicar nosso organismo de tudo o que impede de vivermos uma vida mais saudável e mais integrada é o que estamos aprendendo aqui e vivenciando aqui. Alimentação balanceada, natural e saudável desde o momento da chegada.
As manhãs estão mais voltadas para a formação, encontros, diálogos, conhecimentos e estudos. À tarde, fazemos práticas de saúde como Sauna, Hidromassagem, Banho de tronco, Escalda pés, Massagem, Cadeira vibratória, Caixa de Orgon, Esteira, Auriculoterapia, Pirâmide, Reike, Piscina, Bicicleta e outras mais, todas acompanhadas pelas Irmãs que há muitos anos vêm atuando e se especializando em práticas de Saúde Alternativa.

   Ir. Rita Loici Schneider
Pelo Grupo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Site da CNBB noticia Encontro em Santa Maria

Curso da CEBs no Rio Grande do Sul

debate “Profetismo e Esperança”


     Termina hoje, 11, na Casa de Retiros dos Irmãos Palotinos, em Santa Maria (RS), o 13º Curso Oscar Romero. Aproximadamente 80 pessoas das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) se reuniram, desde o dia 6, para estudar o tema “Profetismo e Esperança”. Este curso, de certa forma, queria contribuir para inserir os participantes na preparação ao 17º Encontro Estadual das CEBs do Rio Grande do Sul e para o 13º Intereclesial.

    Este curso tem como objetivo fortalecer a caminhada das CEBs e a luta pela realização de um novo projeto de sociedade, fazer memória dos mártires e cristãos engajados desde os primeiros tempos até hoje e oportunizar aos participantes uma formação popular, ecumênica, visando uma transformação libertadora, destacam os coordenadores do evento.

    O curso contou com palestras e mesas-redondas sobre “Educar para a Esperança e a Sustentabilidade” (Dr. Celo Ilgo Heinz e Dr. Balduino Andreola); “Profetas da Bíblia e Profetas de hoje” (Marcelo Barros); “As rupturas da sociedade contemporânea e a alternativa do capital social” (Dr. Dejalma Cremonese); “Sinais de Esperança e Profetismo no Ecumenismo e na Igreja de hoje”.

      O assessor do Setor CEBs, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Sérgio Coutinho, fará o encerramento com a palestra “Igreja Comunidade – sinal de esperança e profetismo”. Em sua exposição procurará acentuar a importância que a Igreja do Brasil dá às CEBs a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, de modo especial na sua 4ª urgência “Igreja: comunidade de comunidades”.

13 º Curso Oscar Romero - Santa Maria/RS

      Nos dias 6 a 11 de janeiro de 2011, aconteceu mais uma edição do Curso Oscar Romero em Santa Maria/RS, promovido pela equipe de articulação das CEBs da Arquidiocese, com o intuito de animar e fortalecer as discussões a respeito da caminhada da Igreja. Neste ano a temática norteadora foi Profetismo e Esperança. 
Algumas Irmãs da Província de Santa Maria que estiveram presentes e colaboraram com as discussões
     No primeiro dia, os Professores: Dr. Celso Henz e Dr. Balduino Andreola abordaram o tema "Educar para a esperança e a sustentabilidade", enfatizando as práticas pedagógicas e a coletividade do processo educativo, com base nas discussões do grande educador, Paulo Freire.

       Padre Marcelo Barros problematizou o profetismo na Bíblia e na vida, definindo o que é ser profeta/profecia, instigando a uma avaliação da caminhada das Comunidades, à luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II,  e a missão coletiva que temos enquanto cristãos, no segundo e terceiro dia.
      O Prof. Dr. Dejalma Cremonese apresentou alguns dados sobre o capital social, fazendo um paralelo da trajetória das sociedades no decorrer dos tempos, especialmente na pós-modernidade.

       Na terça-feira, pela manhã, aconteceu um debate sobre os "sinais de esperança e profetismo no ecumenismo e na Igreja hoje", com a presença do Pastor Reinoldo (Luterana), Reverendo Edmar (Anglicana) e Padre Irineu (Católico). 

    À tarde e na quarta-feira de manhã, o Prof. Sérgio Coutinho, referência das CEBs junto a CNBB, refletiu o tema "Igreja Comunidade: Sinal de Esperança e Profetismo".
    Participar do Oscar Romero sempre é bom! As temáticas nos desafiam... as partilhas nos fortificam... sentimo-nos mais Igreja, mais comprometidos com a construção do Reino!

      Pe. Irineu Stertz, referência da CEBs em Santa Maria, motivou o envio dos participantes do encontro com as seguintes palavras, abaixo transcritas de sua autoria:

"Com nossas mãos estendidas, vamos ajudar a servir os irmãos.
Com nossos pés a caminho, vamos com todos dialogar.
Com nossa voz sempre firme, vamos anunciar Jesus Cristo e Seu Projeto de paz, justiça e cuidado da natureza.
Com a esperança realimentada, vamos testemunhar de que outro mundo é possível!"

     Aproveitamos a oportunidade para convidar você a participar da 14ª edição do Curso em janeiro de 2013!

Ir. Camila Dalmolin Hoffmann
Blog da Província de Santa Maria        

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Curso de Formação Continuada: estamos na 2ª etapa

         Nos dias 03 à 08/01/2012, Vale Vêneto esteve mais alegre e cheio de vida, pois recepcionou o grupo do Curso de Formação Continuada de Lideranças para Irmãs e Leigos e Leigas ICM. Esta foi a 2ª etapa do curso, sendo que a 1ª aconteceu em julho, no Instituto Coração de Maria em Porto Alegre. O grupo é composto por lideranças de Escolas, Hospitais e Obras e Projetos Sociais dos Estados do RS, SP e RJ.
         Os temas trabalhados foram: "Maria, modelo de mãe, mestra e discípula de Jesus na realização da Vontade de Deus"; "Projeto Congregacional - estrutura e organização"; "Missão, Visão e Princípios ICM"; "Missão ICM na Educação, Assistência Social e Saúde"; "Espiritualidade e Mística de Bárbara Maix"; e "Ética: jeito de ser". O curso contou com a assessoria das Irmãs: Amélia Thiele, Eurides Alves de Oliveira, Ignes Dalmolin, Élida Debastiani e Gentila Richetti. O tema Ética foi trabalhado pelo Pe. Joacir Della Giustina (Murialdino). No encerramento, Celebração de envio, os participantes foram ungidos com óleo abençoado pelas Irmãs Amélia e Gentila, que enviaram cada um para seguir a missão.






         Para sentirmos um pouco mais o que o curso significou temos a seguir alguns depoimentos de participantes da nossa Província de Santa Maria:
 

     "A 2ª etapa do Curso "CFC ICM" tornou ainda mais clara a expectativa e confiança que as Irmãs - ICM depositam neste grupo.
Aqui reafirmamos o AMOR como elemento essencial na interação com o próximo, este sentimento ficou explicito em todos os temas desenvolvidos e tem sua origem em Deus manifestado em Jesus Cristo. Também considero fundamental destacar a questão da ação em rede que fortalece a missão. O Curso de Formação Continuada reafirma o comprometimento com o Carisma de Bárbara. "Coloquemos em ação tudo o que temos aprendido e ainda aprenderemos..." B. Maix, 1866)." Lurdes - Coordenadora Pedagógica Escola Cristo Rei - Rio Grande/RS
    "O Curso de Formação Continuada de forma atualizada vem qualificando o processo formativo para que melhor possamos contribuir na missão e esta 2ª etapa vem comprometer-nos ainda mais com a missão de modo especial na cosntrução da cidadania. Ir. Josefa - Assistente Social - Ed. Coração de Maria - Rio Grande/RS.

     "Destaco os temas escolhidos e a forma como foram trabalhados fortaleceram-nos para a vida e isso irá repercurtir em nosso dia-a-dia nos espaços de missão em que atuamos. A forma como fomos acolhidos e motivados  com o Carisma de nossa Fundadora Bárbara Maix. Os momentos de integração e as orações, a partilha e troca de experiências como forma de enriquecimento e estudo das realidades e necessidades possibilitou o fortalecimento da nossa missão. Agora temos que transmitir e colocar em prática com amor esses ensinamentos na busca continua da defesa e promoção da vida." Michele - Professora - Es.Perpétuo Socorro - Rio Pardo/RS

       "A intensidade desta 2ª etapa nos proporcionou um maior conhecimento e reconhecimento pessoal, individual e coletivo. O grupo está verdadeiramente comprometido com a missão e essa  troca de experiências nos faz levar na "bagagem" (para a nossa missão) muitos objetivos, propostas e sonhos, que com as graças de Maria e Bárbara Maix, nossa Fundadora, alcançaremos. Obrigada pela oportunidade de poder fazer parte da família ICM." Juliane - Coordenadora Pedagógica - Es. N. Sra. Auxiliadora Frederico Westphalen/RS.
       "Tempo de aprofundar-se no Carisma e na Espiritualidade ICM, para assim assumir mais intensamente o compromisso com a missão e enfrentar o desafio que é trabalhar com a vida em processo de construção, é um construir-se para ajudar o outro a construir o Reino de Deus." Rosa Marisa - Ob. Casa da Criança - Cachoeira do Sul/RS.
 O grupo vivenciou momentos significativos:





Irmãs: Fernanda Minuzzi Bedinotto e Meridiane Brum
Pelo Grupo