domingo, 29 de abril de 2012

EQUIPE DE FORMAÇÃO DA PROVÍNCIA DE SANTA MARIA REALIZA ENCONTRO

"Apaixonar-se com o que Deus se apaixona!"

 Pe. Sergio Montes, SJ


Irmãs da Equipe de Formação: Camila, Rosa Isabel, Letícia,
Meridiane, Terezinha Elisa, Aldinha e Josélia.

        Diante desse apelo, a Equipe de Formação da Província de Santa Maria se encontrou, nos dias 28 e 29 de abril, para estudar, refletir e pensar o ano.
       A Equipe tem como objetivo "Amar, humanizar e qualificar o processo formativo na Província" e, é composta por representantes dos diversos espaços formativos onde as Irmãs se fazem presença: Animação Vocacional, Aspirantado, Juventudes, APE (Acompanhamento Pastoral Espiritual), Saúde, Educação e Pastoral.
      Após uma memória da trajetória da Equipe no triênio passado e acolhida das novas integrantes, partilhou-se os textos propostos e fez-se uma análise da conjuntura da Vida Religiosa Apostólica. O encontro todo foi permeado de sonhos, desejos, partilha, esperança, entre-ajuda e fé; no desejo de ser "aquilo que Ele quer que sejamos".  Organizou-se o ano: datas de encontro, distribuição das responsabilidades e propostas que serão estudadas.

Ir. Camila Dalmolin Hoffmann, ICM

terça-feira, 24 de abril de 2012

Animação Vocacional


“... Vem olha pra vida, ela precisa de luz pra brilhar...”

A vida te chama! Para onde vais?” (Jo 14,6)

            Com coração abrasado pelo Amor de Deus, motivada por Jesus de Nazaré, aquele que nos chama e nos confia à missão e impulsionada pelo Espírito Santo, aquele que nos envia e nos dá força e sabedoria, partilho alguns sentimentos e experiências do trabalho da Equipe do SAV realizado nas escolas e comunidades da Paróquia São Vicente de Paulo, Vila Nova do Sul (09 a 13 de abril) e da Paróquia Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro – Santa Maria (16 a 20 de abril). Duas semanas de muita reflexão, animação, diálogo, partilha... Colaborando para que crianças, adolescentes, jovens e comunidades pudessem viver a experiência do chamado, motivando-os a lançar um olhar diferente sobre a vida, a estar sensível para perceber que a vida precisa de luz para brilhar, e nos permitir questionar:
Onde estamos buscando essa luz?
Que sentido estamos dando para nossas vidas?
O que nos move a caminhar?
Quais os valores que considero essenciais em minha vida?
          Caminhamos unidas na oração, testemunhando uma Vida Religiosa comprometida com a causa do Reino, Profética, Alegre, Missionário, Orante... 
Irmã Letícia Campagnolo Cavalheiro, ICM.

O sentido da Vida




Ser Irmã ICM... Uma resposta de AMOR!

icm.psm@gmail.com

ASPIRANTES EM SANTA MARIA: VIDA E MISSÃO

“...Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou, eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e Ele pronunciou o meu nome.” (Is. 49,1)

Aspirantado!!!
Está sendo nosso primeiro contato com a Vida Religiosa, onde cada uma está sendo chamada á seguir. Quando ingressamos no aspirantado, vivenciamos de forma mais intensa vida comunitária, partilha, diálogo, compreensão, estudos, dificuldades, pastoral, além de tudo isso o discernimento vocacional, algo de suma importância.
As Irmãs: Josélia, Terezinha Elisa e Theresinha Mainerz acompanham nosso processo formativo.

                                 Aspirantes: Letícia,Jocelana e Tuani
                       Trabalho pastoral na Vila Brasília (Catequese)
                     Trabalho pastoral na Vila Brasília (Crisma)

E, você, Jovem, já pensou em ser Irmã ICM?
Entre em contato conosco! Conheça a nossa missão!


sábado, 14 de abril de 2012

SPE mobiliza Comunidade Educativa em Frederico Westphalen/RS

              O Serviço da Pastoral Escolar, ação evangelizadora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Frederico Westphalen/RS, vivenciou a experiência histórica de “Jesus de Nazaré, Senhor Crucificado e Ressuscitado,” na Semana Santa.



A Comunidade Educativa Auxiliadora, vivenciou intensamente a Semana Santa enfocamos Campanha da Fraternidade 2012 Tema: “Saúde Pública,” lema: ”Que a saúde se difunda sobre a terra.” Evidenciamos ações como: ouvir a Palavra de Deus, meditar, refletir sobre a paixão, morte e Ressurreição de Jesus e encenar algumas das muitas curas e milagres que Jesus realizou em sua vida Pública. Trouxemos presente a realidade de hoje de tantos irmãos e irmãs que não têm acesso a assistência à saúde pública, condizente com suas necessidades e dignidade.





    
         Jesus com sua Ação Evangelizadora, não só cura os doentes mas resgata o ser humano para o meio da sociedade. A compaixão de Jesus para com todos aqueles que sofrem é tão grande que Ele se identifica com os mesmo:”estive doente e me visitaste” (Mt 25,36). Foi verdadeiramente uma Semana Santa. Percebeu-se atitudes de respeito colaboração.






         Aos nossos alunos e professores, PARABÉNS! As encenações cheias de encanto, criatividade e provocação para uma cultura de mais solidariedade, compaixão e paz, a exemplo do “Bom Samaritano.” Nossa gratidão aos professores(as) pela sua dedicação, paciência e desvelo na preparação. Desejamos a todos, UMA OITAVA DA PÁSCOA BEM FELIZ! E, que a Luz de Cristo Ressuscitado, brilhe no rosto e no coração de cada um, transmitindo alegria, esperança, misericórdia e a ternura de Deus! 
                                           Blog da Província de Santa Maria: icm.psm@gmail.com

Via-sacra: Comunidade São Francisco caminham celebrando a presença de Deus na vida

Irmãs da Comunidade Madre Marta, da Vila Maringá, em Santa Maria/RS partilham com o BLOG...


     A Comunidade São Francisco de Assis, Vila Maringá/Santa Maria, vivenciou a Sexta-feira Santa com a oração da Via-Sacra, pelas ruas do Bairro. No percurso, quinze famílias acolheram a procissão que foi precedida pelas crianças do grupo de anjinhos da comunidade. Agradecemos a Deus pela participação do povo que celebra sua fé e mantém viva a comunidade dos seguidores(as) do Ressuscitado que traz vida nova. Aleluia!

Ir. Rita de Cássia Trindade dos Santos, ICM

Confira as fotos...











Você também gostaria de compartilhar um pouco da missão ICM aonde você mora? Escreva para nós: icm.psm@gmail.com


terça-feira, 10 de abril de 2012

Semana Santa e Páscoa!
Escola Perpétuo Socorro- Rio Pardo


A semana Santa transcorreu em clima de oração, celebração e grande espera da Ressurreição. Na segunda-feira as turmas visitaram a Toca do Coelho na praça da Igreja Matriz. Durante a semana cada professora trabalhou os símbolos da Páscoa com seus alunos procurando apresentá-los concretamente. Na quinta-feira realizou-se celebração onde cada turma apresentou um símbolo e o nível IV encenou o lava pés e a instituição da eucaristia. Cada gesto foi refletido e buscou-se levar o sentido dos mesmos para o dia a dia das crianças. Realizou-se também entrega de pãozinho para os pais.











Na segunda-feira da Ressurreição celebrou-se novamente, com muita alegria. O nível III apresentou a Ressurreição de Jesus, um verdadeiro convite a amar, partilhar e anunciar com alegria a fé no Salvador.












Com certeza as sementes plantadas nesta semana produzirão frutos de amor e paz
"O Ressuscitado vive entre nós, aleluia".