sábado, 29 de setembro de 2012

ULTIMO RETIRO CONGREGACIONAL DE 2012 NA PROVÍNCIA!

      Nos dias 21 a 27 de setembro aconteceu o último retiro do ano, na província de Santa Maria. O lugar abençoado que ofertou esta possibilidade foi Vale Vêneto, acolhendo a todas com sua natureza exuberante e reveladora da presença de Deus.
      O retiro teve como tema: De olhos fixos em Jesus ao modo das Primeiras Comunidades Cristãs, e foi acompanhado pelas irmãs Ana Luiza Biselo e Maria Zeni do Nascimento. Contou com 32 participantes, sendo 2 da Prov. de São Paulo, 2 da Prov. de Porto Alegre, 1 do Setor Geral e 27 da prov. de Santa Maria.
 
        Fazer a experiência do Ressuscitado com as primeiras comunidades cristãs foi uma experiência muito significativa. Pela Palavra de Deus foi possível sentir a interpelação da Trindade para atualizar a vida cristã, comunitária e missionária; uma vida de comunhão.
      Como mulheres sentimo-nos convidadas a ser protagonistas do Projeto de Jesus e, a Seu modo, viver a Liberdade e o Amor.
      O Seguimento de Jesus é o grande convite que se renova a cada um(a) que se dispõe, como Maria e Bárbara, a servir aos mais pobres.
       Além do retiro ser uma oportunidade para nos alimentarmos do Pão da Palavra e da Eucaristia, o convite final foi para que nos tornemos pão para nossos irmãos e irmãs, celebrando com todo vigor e ardor a experiência do Amor- Comunhão e, assim, nos tornemos "Um só coração e uma só alma"(At4, 32).
 
"Unam-se comigo na minha oração que faço ao SS. Coração de Maria e aos Santos patronos e peço que me alcancem de Deus esta graça para toda Congregação que todas assumam o Espírito dos Primeiros Religiosos e cristãos dos três primeiros séculos" (Bárbara Maix, cartas de 05.09 e 28.12 de 1871).
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Estudo Bíblico: momento de conhecer mais o Mestre



"Tua Palavra é lâmpada para meus pés, Senhor!"

     Com o objetivo de oportunizar o encontro e revitalização dos grupos afins e fazer a releitura bíblica do modo de viver das Irmãs ICM, recomendado pela Bem-aventurada Bárbara Maix, fundadora da Conregação, as Irmãs e aspirantes da Província de Santa Maria realizaram um Estudo/Formativo na Casa de Retiros Nossa Senhora de Lourdes, em Vale Vêneto/RS.


    O Encontro reuniu as seguintes equipes (grupos): APE (Acompanhamento Pastoral Espiritual), Retiros, Formação (Central e Ampliada), Irmãs até 14 anos de Consagração Definitiva e Junioristas. 
        O primeiro dia foi marcado pela partilha de vida, à luz de Atos dos Apóstolos, nos grupos afins. Nos dias seguintes, Ildo Bohn Gass, biblista do CEBI, abordou a temática Comunidade dos Primeiros Cristãos com referência a Jesus Ressuscitado, relacionamento novo e desbloqueio econômico. Foram mergulhos de encantamento na conjuntura bíblica, na compreensão do Projeto de Jesus e no discernimento dos clamores da realidade atual.
        










 Blog da Província de Santa Maria
icm.psm@gmail.com

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Caminhada Cívica
07 de setembro
Ao comemorarmos 190 anos da independência do Brasil a Escola Perpétuo Socorro participou da caminhada cívica, no dia 07 de setembro.

















Obrigada pela presença queridos alunos e familiares!
Ir. Meridiane Brum.



 




 















 

 

































segunda-feira, 3 de setembro de 2012

60 anos da Província: em preparação

    A Província de Santa Maria (Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria) neste ano celebra seus 60 anos. 

 
        Fundada oficialmente em 16 de setembro de 1952, as Irmãs da Província, desde o ano passado, estão em preparação para comemorar a vida, missão e doação nesses 60 anos de história. 

       No intuito de articular o memento celebrativo em comum que acontecerá no próximo 26 de outubro, reuniram-se as Irmãs das Equipes de Trabalho: animação, liturgia, ornamentação e alimentação, que tomaram conhecimento do espaço escolhido para a festividade: Colégio Coração de Maria, em Santa Maria/RS.





 Ir. Camila Dalmolin Hoffmann, ICM
icm.psm@gmail.com