terça-feira, 26 de março de 2013

SEMANA SANTA
 
Tempo de fé.
Tempo de oração.
Tempo de permanecer com Ele.
Tempo de perdão.
Tempo de mudança.
 

sábado, 23 de março de 2013

Ingresso Aspirantes 2013!
 
Dia 19/03 foi realizada a Celebração do Ingresso das Aspirantes: Aliéte dos Santos, natural de Jaguari-RS e Mariane Ziegler, natural de São Pedro do Sul-RS. Motivadas pelas palavras de Jesus: "Avancem para águas mais profundas e lancem as redes" (Lc 5, 4), as Aspirantes realizaram o pedido de Ingresso e Ir Aldinha, responsável pela Formação da Província, as acolheu com muito carinho e esperança. Ungidas com o óleo santo, toda a Comunidade Betânia confraternizou com as Aspirantes que Ingressaram e desejaram uma feliz caminhada à jovem Tuani Nicola  segue sua caminhada no 3º ano de Aspirantado. Compõe a Com. Formadora as Irmãs: Theresinha Meinerz, Josélia Ramos e Inelva Lorenzoni.
 
Comunidade Betânia

Aliéte e Mariane ingressando no aspirantado

Tuani e as novas colegas
 

Com Ir. Aldinha, conselheira e responsável pela formação
 
PARABÉNS!!!!!!!!
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

ENCONTRO DA EQUIPE DE FORMAÇÃO AMPLIADA PROVÍNCIA DE SANTA MARIA

        Nos dias 16 e 17/03 estiveram reunidas as irmãs da Equipe de Formação Amplida da Província Divino Espírito Santo- Santa Maria/RS com o objetivo de Cuidar-se mutuamente como animadoras do processo formativo e Refletir sobre o Serviço de Animação Vocacional e as juventudes.
         O encontro foi marcado por partilha de experiências e de algumas informações sobre a realidade das juventudes; reflexão dos textos: Jesus Histórico: Rosto Humano de Deus(Converg. dez/2012- MercedesLopes) e Jesus, rosto de Deus na humanidade(Livro A Paixão e o Reino em Tempos Complexos, CRB- Ir. Vera Bambonato); estudo do Plano Estratégico do SAV e programação das atividades do SAV para 2013 e 2014.
         Consistiu num importante momento de reflexão e revigoramento, suscitando maior consciêncioa da caminhada enquanto SAV e enquanto equipe de formação, assim como maior consciência da importância de conhecer a realidade juvenil não restringindo a CF-2013 à JMJ(Jornada Mundial da Juventude), mas sendo esta apenas um evento que deverá comprometer o jovem com a igreja de Jesus Cristo.
. "Como religiosos/as necessitamos de um coração novo para gerarmos uma nova Vida Religiosa e uma nova maneira de testemunhar e comunicar Deus na sociedade midiática" (Vera Bambonato, p.74).
                                                                                    Ir. Meridiane Brum P/ equipe
 
 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Encontro de junioristas do Rio Grande do Sul!!!!!



 
 
 
Nos dias 08 à 10 de março realizou-se mais um encontro de junioristas. Participaram as 07 jovens das três províncias do Rio Grande do Sul, sendo acompanhadas por Ir. Iraídes Dal'Agnol, conselheira do setor formação de POA e Ir. Meridiane Brum, da equipe de formação da província de Santa Maria.
O encontro foi assessorado pela Ir. Maria Josete Rech(IENS) com o tema: O Rosto feminino de Deus e a Vida Religiosa Consagrada.
Algumas participantes assim expressaram sua experiência:

"Conceber uma face feminina de Deus diante de um processo histórico social e eclesial marcado pelo masculino, é uma construção que parte de dentro para fora, do equilíbrio que faz de nossas dimensões feminina e masculina, complementares e não opostas dentro de nós".
"Ouçam-me, casa de Jacó, resto da casa de Israel, vocês que carrego desde que nasceram, e carrego desde o ventre materno." (Is 46,3)

Ir. Rita de Cássia Santos
"O Encontro das Junioristas, é um espaço muito importante de convívio e partilha de vida onde nos enriquecemos e nos encorajamos mutuamente a permanecermos firmes nas pegadas do mestre Jesus. Neste último último encontro pudemos conhecer algo mais sobre o Rosto Feminino de Deus, que foi tão esquecido historicamente, em detrimento da supervalorização do rosto masculino de Deus. Foi muito proveitoso"!

Ir. Josélia Francisca Ramos

"Refletir sobre o rosto feminino de Deus é adentrar em nossa prática cotiana e buscar perceber nos pequenos gestos a presença do cuidado, da compreensão, da ternura e do amor, que são sinais de Deus Pai e Mãe manifestados em nós e em nossos semelhantes. A imagem do filho pródigo nos ensina o quanto Deus é amor, vida e cuidado, e por isso é Pai e Mãe".
Ir. Fernanda Minuzzi Bedinotto
 

“A finalidade do trabalho do(a) religioso(a) é deixar o mundo mais cheio de graça, mais encantado: consagra.” (William Castilho)
Ser sinal e instrumento da ação e do amor de Deus no mundo é missão que exige um olhar atentamente voltado para o ser de cada pessoa que entra em nossas vidas. É saber que todos os gestos de solidariedade e fraternidade têm valor, porque, de uma maneira ou de outra, manifestam o sonho de Deus para a humanidade. Durante esse encontro, tivemos a oportunidade de perceber o ser feminino de Deus presente em cada uma de nós e projetar ações que possam fortalecer o desenvolvimento integral dessa dimensão de cuidado, proteção e alteridade em todos os âmbitos de nossa vida.
                                          Ir. Karine Soares Bitencourt  

"Vivenciar nosso encontro, acolhendo umas às outras, colocando-se na atitude de escuta e dialogo, partilhando experiências, rezando a Palavra e a vida foi oportunidade para experienciar o rosto feminino de Deus. A temática trabalhada nos convida a avançar na vivência da VRC no dia a dia, transparecendo este rosto em nossas relações, tanto comunitárias como com aqueles que nos são confiados".
                                                                                              Ir. Janice Hoefle




(Acolhida da noviça Karine)


 
 
         "...brilhe esta luz em mim Senhor!"

quarta-feira, 6 de março de 2013

Encontro de ex-aspirantes na Perpétuo Socorro- Rio Pardo.

No dia 16/02/2013 um grupo de ex-aspirantes da congregação realizou um encontro na Escola de Educação Infantil Perpétuo Socorro. O grupo morou nesta casa realizando a experiência de aspirantado. Algumas de perto, outras de longe foram chegando com seus familiares e recordando suas vivências. Esta foi a terceira vez em que o grupo se reencontrou, mas a primeira em Rio Pardo, sendo mobilizado por Vera Klakfer.






Sejam sempre bem-vindas à nossa casa! A irmãs da comunidade Perpétuo Socorro as recebem com alegria e comportilham a alegria do reencontro.
Juventudes a caminho do seu Protagonismo
A Juventude é vida, fraternidade, esperança, mudança, transformação, paz e justiça, é presença de utopia, repleta de energia, carregada de dinamismo, criatividade e protagonismo, é ousada na construção da civilização do amor. Isto caracteriza uma juventude comprometida com os valores de defesa da vida e dos direitos humanos.
Estamos vivendo um ano voltado para as juventudes. A Campanha da Fraternidade que lança seu olhar de modo muito especial à juventude, e o grande evento, Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá, em julho, no Rio de Janeiro.
Entre tantos espaços que nos propõem refletir esta temática, como podemos nos comprometer no cuidado com a vida da nossa juventude?
A omissão do Estado brasileiro, o desemprego, a marginalização social, a educação pouco atraente e não-profissionalizante, as drogas, o tráfico, a falta de bons referenciais levam muitos jovens a enveredar pelo crime, violentando e matando-se uns aos outros e sofrendo, de forma brutal, a violência policial. De 100 % de toda a população carcerária brasileira, 53,6% são de jovens entre 18 e 29 anos de idade; a grande maioria de origem pobre, negra e desempregada.
Conhecer as realidades juvenis é fator fundamental para compreender as expressões e manifestações da nossa juventude brasileira.
Qual é a realidade dessa juventude? Incluída ou excluída? Com acesso a um ensino de qualidade? Inserida no mercado de trabalho?
 São muitas as formas que a sociedade dispõe para sufocar esta realidade, existe uma grande  descrença do adulto em relação ao jovem.
Diante de uma sociedade consumista, capitalista, individualista, do vício, da prostituição, podemos perceber uma falta de esperança e perspectiva de vida de nossa juventude. Em contra partida, encontramos uma juventude que tem como característica própria e singular não aceitar receitas prontas, mas sim ajudar a construir espaços que viabilizam seus direitos, suas ações, seus valores e sua inclusão na sociedade, usufruindo da sua autonomia e emancipação.
Diante deste contexto de sociedade de não ter e não ser, a juventude busca um caminho fazendo escolhas para sua vida. Sonham com carreira, estudos, profissão, querem encontrar aquilo que os tornem realizados sendo protagonistas da sua história, porém vivemos num mundo em que essas oportunidades nem sempre são oferecidas e na ausência deste espaço, o jovem encontra dificuldades de viver o seu projeto de vida. É importante que os jovens não percam de vista seus ideais, o projeto comum, a construção da paz e a justiça social.
 A Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens é uma ação conjunta de organizações juvenis, de dentro e fora da Igreja, para chamar atenção do Governo, das Igrejas e de toda sociedade sobre a epidemia de violência e morte que se abate sobre a juventude brasileira, suas causas, consequências, e objetiva cobrar e propor ações que a combata.
 Além da violência física, existem outros tipos de extermínio de jovens, que são os seus direitos que sempre foram negados pelos governantes de nosso país como: educação, saúde, transporte, cultura, esporte e lazer que são órgãos públicos e de direito da juventude, bem como o trabalho decente que possa dar ao jovem a oportunidade de ter uma vida digna.  Procuremos conhecer melhor a Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens e toma-lá como nossa também, engrossando o caldo a favor da vida da juventude.
Diante da temática da CF sobre Juventude, estivemos participando no período de 10 e 11/02 com mais de 180 jovens reunidos no Acampamento Jovem em Garibaldi – RS, organizado pela Pastoral da Juventude de Caxias do Sul, estudando, debatendo e rezando os valores e as causas da Mãe-Terra, fonte de vida e sustento. Estiveram presentes 50 cidades, que trouxeram uma juventude orante, lutadora, clamante, denunciadora e testemunha do Evangelho.
A realidade vivida no Acampamento foi a do cuidado, da alegria, do amor e dos compromissos com a natureza e com os irmãos. Desde os alimentos orgânicos, a separação do lixo e a reutilização de descartáveis; aos abraços, músicas, danças e oração, vivemos como queremos e sonhamos a Civilização do Amor, por toda a Terra, esta experiência é diferente da proposta do atual sistema neoliberal.
A proposta da 36ª Romaria da Terra: “Terra, Vida e Cidadania”, foi aprofundada por meio de oficinas, com o objetivo de apontar quais males nos afligem e o que devemos anunciar. Discussões sobre teologia da terra, agricultura familiar, sustentabilidade, economia solidária, justiça socioambiental e a juventude rural na temática da Terra; Consumo consciente, soberania alimentar, projeto de vida, mobilidade humana e ética do cuidado, foram as oficinas sobre a Vida; Juventude e o mundo do trabalho, políticas públicas de juventude, juventude e violência, reciclagem e o feminino da terra, levaram à discussão de Cidadania.
Depois da partilha nos pequenos grupos, foram trazidos para a plenária alguns anúncios: “A agricultura familiar, ecológica e alimentar!”.
A reciclagem, a economia solidária, os projetos alternativos, o cooperativismo e a maior participação da mulher na produção!”.
A Campanha das Pastorais da Juventude do Brasil contra a Violência e o Extermínio de jovens!”.
E nossa juventude denuncia: “A resistência ao debate sobre protagonismo juvenil nos espaços eclesiais, sociais e familiar!”.
Os pensamentos que mantém as opressões e desigualdades de gênero, raça e etnia!”
A falta de cuidado com o dom da vida e a omissão política diante desses fatos!”
 O agronegócio que faz da terra de Deus uma mercadoria!”.
Que a Campanha da Fraternidade saia de nossas igrejas e avance na perspectiva de buscarmos acolher e escutar as juventudes. De nada terá valido falar sobre Jovens... temos que apresentar mais do que a Jornada Mundial da Juventude, temos que apresentar quem são os jovens, onde estão, quais são seus medos, seus sonhos, desejos... para depois termos a coragem de dizer: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Que a juventude não se cale diante dessa realidade e juntos lutemos pelos seus direitos.
                                               Irmã Franqueana Gomes dos Santos, FDC
Irmã Letícia Campagnolo Cavalheiro, ICM