sábado, 27 de abril de 2013

ENCONTRO DOS GESTORES(AS) DA CONGREGAÇÃO

ENCONTRO DE GESTORES(AS) DA CONGREGAÇÃO ICM

Na última quinta-feira, dia 25 de abril, aconteceu o encontro anual dos diretores/as e administradores/as das Obras das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Mais de 60 colaboradores/as entre Irmãs, leigos e leigas participaram do encontro que refletiu o tema “Ciência da Gestão”. O professor Dr. José Ernesto Bologna, consultor em desenvolvimento humano e organizacional, facilitou o tema durante todo o dia.
 
No segundo dia realizou-se trabalhos em grupos retomando o dia anterior onde foram destacados os desafios e propostas a serem assumidos enquanto gestão ICM.

O encontro aconteceu no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre/RS e tem o objetivo de aprofundar de forma teórico-prático o conhecimento sobre a ciência da gestão, a fim de responder com eficiência e eficácia a administração nas obras da Congregação.

Estiveram presentes os representantes dos setores administrativos da Congregação, das escolas, obras e projetos sociais, hospitais, pensionatos e casas de retiro presentes nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: site congregação ICM
 






Assembleia SEC

Assembleia SEC(Sociedade, Educação e Caridade)
 
No último dia 24 de abril aconteceu assembleia da SEC com a presença de mais de 65 irmãs. O evento se deu no Instituto Coração de Maria- POA. o mesmo tem por finalidade realizar a pretação de contas da Sociedade, assim como sua aprovação pelas sócias e apresentar o Plano de Ação 2013. A SEC é a mantenedora de obras que atendem os campos da educação, assistência social e saúde e está presente em 4 estados: RS, PR, SP e RJ.
Após momento de oração inicial refletindo sobre a luz de Deus a iluminar as ações humanas através das mãos, da cabeça e o coração Ir. Marlise, presidente da SEC, deu por aberta a assembleia. Em seguida todas as conselheiras apresentaram seus relatórios. A contadora da SEC apresentou os documentos referentes às Demostrações contábeis do exercício findo de 2012 e a previsão orçamentária 2013. A secretáeria, Ir. Gema Tonial, apresentou o Plano de Ação 2013.
A assembleia significou ainda a oportunidade das sócias acompanharem mais de perto a caminhada administrativa da própria instituição.
 
 

 

 

Assembleia do IRBM

Assembleia do IRBM(Instituto Religioso Bárbara Maix)

Mais de 60 Irmãs participaram, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, da Assembleia do Instituto Religioso Bárbara Maix (IRBM). O encontro aconteceu nesta terça-feira, dia 23 de abril, no Instituto Coração de Maria, reunindo representação das associadas inseridas nas Províncias ICM de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, São Paulo e Teresina.

Em sua mensagem de boas vindas, a presidente do IRBM, Irmã Marlise Hendges, agradeceu a presença das Irmãs e destacou que IRBM congrega ainda mais a todas: “Estamos aqui em nome de todas as Irmãs. É um voto de confiança que certamente recebemos, e que nos confere um grau de responsabilidade e de compromisso para com a vida da Congregação e do IRBM” disse.

Também recordando a ação desempenhada pela Sociedade Educação e Caridade (SEC), outra entidade ICM, a Diretora Geral destacou a ação das Irmãs na construção do Reino de Deus: “Podemos dizer que a Congregação navega com dois barcos: IRBM e SEC. Podemos navegar nos dois barcos, neste grande mar que é o Reino de Deus” disse.

Irmã Marlise lembrou ainda a que o estatuto do IRBM destaca a ação missionária permanente das Irmãs do Imaculado Coração de Maria: a defesa e promoção da vida, com a inserção e ações de solidariedade social, pastoral, espiritualidade e a missionariedade.
Na programação da Assembleia aconteceu a apresentação de relatórios sobre o atual momento do IRBM, a ação da Pastoral e Projetos Sociais missionários e solidários, a formação na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, apresentação do plano de ação para o ano seguinte, reconfiguração das Províncias, avaliação, possibilidades e desafios da instituição. Fonte: site ICM
 


 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ide e anunciai as maravilhas de Deus no Haiti

     Essa sexta-feira, 26 de abril, foi um dia de emoções para a Comunidade Educativa do Colégio Coração de Maria, Santa Maria/RS, pois na próxima segunda-feira (29), Ir. Beloni Luiza Monfardini passará a integrar a Comunidade das Irmãs ICM, no Haiti.
    No intuito de agradecer, apoiar e homenagear Ir. Beloni, crianças e professoras apresentaram cantos, danças e poesia em um momento muito especial. 
    











    Agradecemos à Ir. Beloni esse tempo de convivência e suplicamos a Trindade, Maria e Bárbara que acompanhem e abençoem seus passos nesse novo espaço de missão!
                                                                                 Carinhosamente,
                                                             Comunidade Educativa CCM
                                                                            icm.psm@gmail.com

terça-feira, 23 de abril de 2013

"Eis-me aqui! Envia-me!": Dia de Formação 6ºs e 7º ano CCM

   "Nossa! Que dia especial!" 

    Essa foi a síntese da experiência que os(as) estudantes das turmas 61, 62 e 71 do Colégio Coração de Maria, Santa Maria/RS, viveram no sábado (13.04), no Dia de Formação.

    Bem cedinho, o grupo partiu  (animadíssimo) até Vale Vêneto com o objetivo de refletir, sentir, encontrar-se, integrar e perceber-se enquanto amado pelo Criador e chamado a responder "Eis-me aqui! Envia-me!" ao Cristo Jovem, como o fez Bárbara Maix.

  Desde o corpo/movimento, passando pelas relações, passeio, contato com a natureza, momentos em grupo e de encontro pessoal, ... o dia foi repleto de alegria, emoção e vibração!

  Para você que não pode estar com a gente, aí está um pouquinho desse "Dia Especial"... 
 



 






































Direitos dos registros fotográficos: Ir. Fabrício Basso


   Agradecemos a acolhida da Comunidade Casa de Retiros de Vale Vêneto que com tanto amor e atenção nos acolheram. 







Ir. Camila Dalmolin Hoffmann, ICM 
Coordenadora do Serviço de Pastoral Escolar
Colégio Coração de Maria
icm.psm@gmail.com

domingo, 21 de abril de 2013

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA NA ESCOLA SÃO BENEDITO!
 
Foram realizadas celebração da Santa Ceia, encenação da via-savra e celebração da Ressurreição de Jesus pelos alunos da Escola São Benedito, com a presença dos pais e educadores.
 
 
 
Acesso: saobeneditobage.blogspot.com.br
 
 
Apresentação da Santa Ceia pela turma do B2, prof. Cristiane Resende e Via- Sacra pela T. 41, prof. Miriane. 
A mesma encenação foi realizada no turno inverso com as turmas B1 da prof Cristiane Saraçol e T. 42 com prof. Miriane.
 
 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

ENCONTRO DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÕES DAS ESCOLAS DA PROVÍNCIA DE SANTA MARIA!
 
Nos dias 11 e 12 de abril aconteceu, em Santa Maria, o encontro das coordenadoras pedagógicas e as direções das escolas da província. Na oportunidade, além do revigoramento mútuo e partilha de experiências, realizou-se estudo e reflexão sobre a Inclusão de alunos com deficiências, suas implicações no contexto escolar e a legislação que ampara este atendimento. O assunto foi assessorado pela educadora especial prof. Catiusce Giacomelli Tambara. discutiu-se ainda o andamento do processo de reflexão e estudo sobre Competências e habilidades e a reelaboração dos planos de estudo, sendo esta uma caminhada de todas as escolas da rede ICM.
O encontro foi coordenado por Ir. Terezinha Lovato, coordenadora do setor educação na província de SM e contou com a presença de Ir. Amélia Thiele, conselheira geral e responsável pela educação na congregação.
Enfim, foi um espaço priveligiado de partilha e mútuo apoio na construção da identidade do Projeto Educativo ICM.


 

 

terça-feira, 16 de abril de 2013

É tempo de retomada e de vida nova: Páscoa no Colégio Coração de Maria!

Estamos no tempo pascal... Ele vive e está no meio de nós!

     Olá, Pessoal! Aproveitamos o espaço do Blog para partilhar as celebrações pascais aqui no Colégio Coração de Maria, Santa Maria/RS.
    Todos os momentos foram norteados pelo tema "É Páscoa no CCM!" e envolveu a Comunidade Educativa em diversos momentos, tanto espirituais, quanto solidários. Confira as fotos e um pouco desses momentos tão importantes... 

- Retiro Professores e Funcionários-












 -Celebrações Alunos - apoio do 3º ano do EM com a encenação









Que cada um(a) de nós possa ser anunciador dessa boa-notícia: É páscoa na nossa vida!

Ir. Camila Dalmolin Hoffmann, ICM
Coordenadora do Serviço de Pastoral Escolar 
icm.psm@gmail.com