terça-feira, 17 de maio de 2011

Ação Social e Pastoral da Província de Santa Maria

“Todas estão seriamente obrigadas 
a não esquecer os pobres” 
(Bem-Aventurada Bárbara Maix - Const. 1852) 

Na busca de fidelidade ao Carisma Fundacional, uma das características desta Província é a dedicação e o empenho no atendimento às crianças carentes e empobrecidas nas Obras Sociais: Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus, em Cachoeira do Sul, Escola de Educação Infantil Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Rio Pardo, Instituto São Benedito, em Pelotas e Educandário Coração de Maria, em Rio Grande.


Obras Sociais


Casa Da Criança  Sagrado Coração de Jesus 

Cachoeira Do Sul /RS
 
Fundada em em 22 de junho de 1944, pela Liga feminina da Ação Católica, em Cachoeira do Sul. Tinha como objetivo amparar e dar assistência à infância desvalida de ambos os sexos, sem distinção de cor ou procedência. 
 

Em 1950 a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria assumiu a Obra, chegando a ter 120 crianças internas, sendo 40 meninos e 80 do meninas.

Diante da necessidade de educação formal para as crianças internas da Obra, gradativamente foi introduzido o Ensino Fundamental Incompleto e mais tarde,  foi  aberta a matrícula  para alunos em regime de externato.
 

Buscando uma educação cristã, conforme os princípios de Bárbara, a Escola conta com uma Pastoral Escolar bem ativa que promove atividades dinâmicas nas datas especiais, além de momentos de oração com as crianças no decorrer da semana.
 

A Obra Social atende atualmente 136 meninas em regime de Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto, com Oficinas de Artesanato, de Culinária e Estudo  no turno inverso, constituindo-se em um espaço privilegiado para aprender, crescer e conviver.
 

Atualmente, além do atendimento interno às  crianças da Escola  e  Obra Social, as  famílias são  acompanhadas através de visitas, com atenção às necessidades e urgências, buscando dentro do possível orientar e encaminhar a outras instâncias, quando necessário.

Escola de Educação Infantil Creche N. Sra. do Perpéuto Socorro

Rio Pardo - RS 

A Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi fundada em 1931 pela Associação das Damas de Caridade de Rio Pardo com a finalidade de atender crianças filhas / os de domésticas.

Em 1942 as damas entregaram a direção interna da creche às Irmãs e em 1963 as Damas fizeram a doação de todo o patrimônio da creche para a Sociedade Educação e Caridade.

A Entidade acolhe atualmente 140 crianças de 2 a 6 anos de idade, vindas dos mais diversos bairros e vilas da cidade. Desde a fundação até hoje a criança foi sempre o alvo de toda atenção. O desempenho das Irmãs e educadoras exigiu muito amor, dedicação, habilidade, organização e preparo,  acompanhando às necessidades e exigências da época. Esta obra se mantem fiel à finalidade fundacional.

A mística que norteia o trabalho está na Palavra de Deus, onde provem a força e energia para prosseguir a missão, iluminada pelo legado de Bárbara Maix.

Educandário Coração de Maria

Rio Grande - RS

No século XIX, a cidade de Rio Grande era a maior praça comercial da Província. Havia, porém muitas crianças órfãs e abandonadas.  Algumas pessoas se preocuparam em dar-lhes um lar e uma Escola. Pensaram, então, em fundar um Internato para meninas.
 

Em 1861 constituiu-se a diretoria que passou a administrar a Obra Asilo Coração de Maria. Em 8 de dezembro de 1903,  a convite da Diretoria, a Direção interna passou a ser assumida pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Ali, as meninas recebiam aulas básicas de costura e bordado, práticas educativas, conhecimentos culinários, para que ao saírem, pudessem ser boas donas de casa e viverem dignamente.
 

Passou-se meio século. Era necessário construir um novo prédio, maior e mais confortável, o que foi feito com muito sacrifício e dedicação. Mas na vida há alegrias e também tristezas. Na noite do dia 11 de março de 1951, um grande incêndio destruiu o prédio. Felizmente as 50 meninas e Irmãs se salvaram.

Em 1974 o Educandário Coração de Maria começou a matricular alunos externos, de ambos os sexos, para o curso primário. Alunos externos e alunas internas começavam a estudar na mesma sala de aula e brincar juntos na hora do recreio.
 

Atualmente são atendidas 204 crianças, das quais, 94 são assistidas pelo Atendimento Sócio Educativo em Meio Aberto (ASEMA). As crianças recebem três refeições diárias, instrução curricular, hora do conto, formação de princípios éticos e morais, reforço escolar, atividades esportivas, recreativas, artesanais, culturais e iniciação à informática.
 

“Serão instruídas na música, canto, desenho, línguas e trabalhos manuais. As que desejarem, receberão lições para aprenderem a ler, escrever fazer contas... enfim tudo o que sirva, depois, para ganhar a vida honestamente” 

(Const 1858)

Instituto São Benedito

Pelotas - RS

O Instituto São Benedito é uma Obra de Assistência Social, fundado em 13 de maio de 1901 por Luciana Lealdina de Araujo. Desde a fundação a Instituição é administrada por uma Diretoria Leiga, responsável pela manutenção da mesma. As Irmãs do Imaculado Coração de Maria assumiram a direção interna da Obra no ano de 1912, marcando presença e fazendo acontecer a Proposta de Jesus Cristo e de Bárbara Maix – Vida e Cidadania para todos.
 

Hoje, o Instituto atende em torno de 140 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, na faixa etária de 6 a 17 anos. Oferece Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série com Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto (ASEMA), oficinas pedagógicas e cursos de iniciação profissional para as adolescentes e, com as mães, cursos profissionalizantes, com o objetivo de preparar as meninas e suas famílias para o mercado de trabalho e inclusão social.



ENTRE EM CONTATO CONOSCO!


Província de Santa Maria
Irmãs do Imaculado Coração de Maria
icm.psm@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário