Identidade e Missão da Pastoral e Ação Social
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora apresentam a palavra, os sacramentos e a caridade como fontes da vida da Igreja. Destacam que a caridade é “o centro da vida cristã”. A pastoral social deve amar como Jesus amou e pautar seu testemunho através da sensibilidade, da solidariedade, do profetísmo e de uma espiritualidade e mística libertadora.
Ela é chamada a ser pastora junto a humanidade de hoje, que caminha, cansada e abatida como um rebanho de ovelhas sem pastor. Cabe realizar ações concretas enfrentando as situações em que a vida se encontra ameaçada pela falta de solidariedade, em que a dignidade é negada, as competências públicas não atuam e a esperança para muitos parece não mais existir.
As atividades da Pastoral e Ação Social da Província de Santa Maria é desenvolvida nas realidades onde residem as Irmãs nos municípios e em outros países articulada com grupos de lideranças locais nas comunidades, Paróquias, Dioceses e Obras onde temos a missão da congregação.
Comprometidas com o tema: “Irmãs doImaculado Coração de Maria, solidarias na Defesa e Promoção da Vida, em fidelidade ao Reino de Deus” e em sintonia com as Linhas de Ação assumidas no Planejamento:
1 - Fortalecer a Mística da solidariedade na Defesa e Promoção da Vida, em fidelidade ao Projeto de Jesus Cristo e ao Carisma de Bárbara Maix;
2 - Qualificar os Projetos Solidários e Ação Missionária quanto à sustentabilidade, metodologia e autonomia;
3 - Priorizar sujeitos e ações com sensibilidade aos gritos emergentes;
4 - Investir na formação, Organização e Articulação da prática Pastoral e Ação Social;
5 - Intensificar a Inserção junto aos empobrecidos e empobrecidas e nos espaços de políticas públicas e controle social.
Tem, ainda, os referenciais dos Documentos da Congregação e CNBB, que dão suporte para que as mesmas continuem desempenhando a missão, sendo discípulas, missionárias para que em Jesus Cristo nossos povos tenham vida.
O desafio é crescer sempre mais no compromisso em favor das lutas pela vida, justiça e fraternidade. Por isso, a promoção de uma participação sempre maior de todas as pessoas continua sendo uma meta.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário