quarta-feira, 21 de setembro de 2011

78 anos do Colégio Coração de Maria: tradição, cultura e comemorações

     Ontem, dia 20 de setembro, o Colégio Coração de Maria, Santa Maria/RS, comemorou seus 78 anos de fundação.


Em setembro de 1933 chegam em Santa Maria, “Coração do Rio Grande”, Madre Maria Francisca de Chantal, com mais duas Irmãs e uma jovem professora, para dar início ao Colégio, sem nada, a não ser promessas. São reunidos 31 alunos e alunas. O Colégio inicia numa pequena casa cedida para este fim. Com festas, quermesses, teatros, em apenas um ano, conseguem levantar o prédio para o funcionamento do Colégio.
A educação que se vivencia é típica da época: ensino religioso, com um acento catequético, língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e artes: canto, música, pintura e teatro. Eram intensamente trabalhados os serviços de agulha: corte e costura, bordado, crochê e outros, todos visando uma formação integral, possibilitando às meninas habilitação para proverem o próprio sustento, se necessário.
Após 24 anos com o curso primário, em 1957 foram concluídas as outras alas do prédio hoje existente e iniciado o Curso Ginasial. Ao término da  primeira turma do Curso Ginasial, foi aberto o Curso Normal, tendo formado até a sua desativação, em 1975, 441 professoras. Em 1972, por força de Lei Federal, unificaram-se os Cursos Primário e Ginasial, originando o Curso de 1º Grau, hoje mantido como Ensino Fundamental e, nessa trajetória de buscas e conquistas, em 1999 abriu-se o Ensino Médio, recuperando a vocação de atender à educação de crianças e jovens, completando-se, assim, toda a educação básica.
A festa dos 78 anos se prolonga por todo o mês de setembro, destacando-se a Missa de Ação de Graças, no próximo dia 24, bolo-comemorativo, acolhida da chama-criola e Semana Farroupilha, homenagens à Escola, entre outros.
Confira algumas fotos das festividades:


Acolhida da Chama Criola e churrasco das turmas...



A ex-aluna Cristiane Bortoluzzi foi homenageada e mencionou em seu agradecimento "Sem o Colégio Coração de Maria não chegaria aonde cheguei. Guardo boas recordações de tudo que vivi e aprendi aqui!".





















Bolo dos 78 anos e homenagens...






Em breve mais novidades...

Para conhecer mais o Colégio Coração de Maria: http://www.coracaomaria.g12.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário