segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Encontro de Animação Missionária


“Hoje, como ontem, a missão apostólica a serviço da vida, da vida abundante, irrompe da Fonte Viva que habita nossos limites, nossas contradições, nossas angústias, porque o Deus Vivo desposa a fraqueza. Então, não tenhamos medo de ir ao encontro da Vida, especialmente onde ela estiver ameaçada. Esse é o nosso serviço de mulheres consagradas ao Reino de Deus.
Nos caminhos que nem sempre pisaste, arrisca teus passos. Nos pensamentos que ninguém pensou, projeta o teu coração. Na oração que ninguém rezou, junta tuas mãos. E nas lágrimas que ninguém derramou, mergulha o teu olhar para chorar com esperança. Então, o Senhor, Fonte de Vida, estará perto de ti e “na sua luz verás a luz” para re-fontalizar o mundo”.
Trecho retirado do livro: O Beijo de Deus, Irmã Ana Roy
A missão exige de cada uma o cultivo diário para fortalecer, reabastecer, renovar e manter acesa a chama da Paixão pelo Reino. Jesus se retirava com os discípulos para lhes ensinar. Nós, Irmãs ICM, sentimos essa necessidade, precisamos constantemente animar o dinamismo de nossa missão, permitir que a realidade nos questione e frente aos clamores e sofrimentos do povo estarmos dispostas para defender e promover a vida onde ela se encontra ameaçada.
                Nos dias 16, 17, 18 e 19 de fevereiro participamos do XVII Encontro de Animação Missionária, onde fomos norteadas pela temática Mística e os desafios da Missão ICM hoje, partilhando nossas vivências missionárias nos espaços onde estamos inseridas, aprofundando a dimensão missionária e profética da VRICM para nossos dias e também nos questionando sobre as possibilidades de avançarmos em nossa missão congregacional.
                A reflexão do tema foi realizada em forma de oficinas, possibilitando o aprofundamento dos textos propostos. Partilhamos a vida, os anseios, as dificuldades, as alegrias, as esperanças, nos animando mutuamente na missão. Jesus espera que nossos olhos estejam bem abertos para conhecer e ver a realidade, que nossos ouvidos estejam aguçados para ouvir os gritos que emergem da realidade, mesmo aqueles que muitas vezes são silenciosos, que nosso coração seja sensível as necessidades dos nossos irmãos e irmãs e que nossos pés estejam sempre dispostos a caminhar, a ir onde ninguém ainda pisou.

                “ Vão para a Galileia, lá vocês me verão!” (Mc 16,7).
        Este é o pedido de Jesus a cada uma de nós: fortalecidas e animadas retornemos a nossa Galiléia, florescendo lá onde Deus nos colocou.
Irmãs: Beloni, Davina, Lúcia Lourde, Catarina, Delzira, Letícia e Helena.

Irmãs da Província que participaram do encontro: Delzira Bonatto, Helena Koakoski, Lúcia Lourdes Scheneider, Beloni Luiza Monfardini, Catarina Garlet, Davina da Paz Cardoso, Letícia Campagnolo Cavalheiro.

Ir. Letícia Campagnolo Cavalheiro
Pelas Irmãs participantes da Província de Santa Maria

Um comentário:

  1. Queridas Irmäs, é uma grande alegria saber que participaram de um Encontro de Animaçäo Missionária. Em todas as partes a Missäo tem os seus desafios. Permaneçamos unidas na Missäo, através de nossa Oraçäo. Realizemos com Alegria o dia a dia de nossa Missäo. Nós como Misonárias em Bolivia e cada uma no seu espaço específico. Com carinho TEOLIDE

    ResponderExcluir