Iniciamos o encontro, acolhendo aos pais e alunos e recebendo com muita emoção a relíquia da Bem-Aventurada Bárbara Maix, trazida pela Diretora Irmã Isalete Bisognin e um casal representando as famílias.
Os alunos recriaram o texto em sala de aula, confrontando-o com a realidade em que vivem e montaram uma peça com o tema : “Casa sobre a rocha e casa sobre a areia”.
Foram momentos fortes de reflexão, questionamentos e compromisso diante da grande missão que as famílias tem hoje.
A segunda parte do encontro, a reflexão foi conduzida com base no Evangelho de Lucas 5,17-20, trabalhado com educandos do 5º ano que nos convidaram a refletir sobre a solidariedade, a fé, a esperança e o amor, relacionando com a vida de nossas famílias hoje e a questão dos MCS, as amizades, o diálogo, as drogas e tudo o que interfere na formação dos adolescentes e jovens. Refletimos sobre a necessidade da participação em nossa comunidade de fé, Igreja e sacramentos. O fechamento do momento de reflexão se deu com a retomada a relíquia da Bem- Aventurada Bárbara Maix que foi conduzida pelo grupo em procissão e oração até a capela da escola.
“Sou muito grata a Direção da Escola por esta oportunidade, de refletirmos sobre a família, envolvendo nossos filhos que conscientes nos motivaram para refletir e nos posicionarmos frente a nossa missão de educá-los pela palavra e exemplo. Sinto que as famílias hoje, não se reúnem para dialogar, planejar. Vale a tecnologia, a Internet a tv. Os passeios, muitas vezes, não acrescentam em nada para a unidade, pois vai um para cada lado. Hoje vimos que uma casa edificada sobre a rocha ou sobre a areia, depende das nossas escolhas diárias. A casa que tem a presença de Deus, onde Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida é uma casa edificada sobre a rocha, pois aí encontramos as virtudes que hoje refletimos e comparamos com o exemplo da Família de Bárbara, por isso hoje ela é Bem-Aventurada.” Depoimento da senhora Cristiane Scheng, mãe de educandos da escola que falou em nome do grupo.
Concluímos essa manhã com lanche partilhado e integração entre pais, filhos e educadores no pátio da escola através de atividades diversificadas.
“Mostremos com nosso exemplo aquilo que com palavras ensinamos.”
Bárbara Maix
Colégio Cristo Rei - Rio Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário