sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Partilhas das Jovens Aspirantes de Frederico Westphalen/RS

   Bom dia! Com muita alegria, o Blog da Província de Santa Maria recebeu o e-mail da Comunidade Esperança, por meio de Ir. Neide, com uma partilha riquíssima do encontro das Famílias das Jovens e outras experiências da Comunidade do Aspirantado de Frederico Westphalen. Confira  a matéria e algumas fotos:  


           A Comunidade Esperança de Frederico Westphalen, RS, Núcleo de Formação para a Vida Religiosa, vem desenvolvendo diversas atividades que contribuem na formação da jovem, conforme Plano de Formação, entre elas:
* Desenvolvimento no senso de co-responsabilidade no assumir as tarefas da casa;
* Planejamento participativo;
* Valorização do ser mulher;
* Cultivo da espiritualidade integrando vida e ação alicerçada na Palavra de Deus, na eucaristia, no perdão, na entre - ajuda, no cultivo pessoal e em comunidade, na leitura,...;
* Inserção junto aos empobrecidos com catequese, liturgia, visita as famílias, Amor-Exigente;
*Formação Acadêmica, Curso Bíblico, escola da Fé,...
*Formação humana, cristã, liturgica...
*Participação da família na formação em encontros com as mães e com os pais na Casa de formação;
*Serviço de Animação Vocacional.
 Pais, Irmãs e aspirantes – Encontro do dia 22 de novembro de 2011.
        Durante o ano de 2011 foi realizado no primeiro semestre encontro formativo com as mães das jovens aspirantes, nos dias 14 e 15 de maio de 2011, com enfoque na auto-estima, autodeterminação, gravidez e discernimento vocacional e no segundo semestre, encontro com os pais  em 20 de novembro de 2011, desenvolvendo a temática: Vocação, Família, Comunidade e Congregação, encerrando este momento com a presença das mães e dos irmãos, onde as jovens aspirantes tiveram a oportunidade de partilhar com a família os motivos que as fortalece no desejo de serem Irmãs do Imaculado Coração de Maria, alegrias, dificuldades, medos e sonhos.

DEPOIMENTOS DAS ASPIRANTES
À VIDA RELIGIOSA ICM

CAMILA TAINÁ ELSENBACH


        A Vida Religiosa é uma opção de vida por qual optei.  O primeiro passo que dei para encarar essa opção de vida foi sair de casa, viver distante de minha família e amigos. Sair de um ambiente familiar e viver em comunidade, conviver com pessoas diferentes, com costumes e hábitos diferentes... É uma experiência, no entanto complicada, mas no decorrer do tempo me acostumei com essas diferenças.
        Aqui busco uma realização de vida, na qual pretendo seguir no aspirantado vivendo uma experiência de Vida Religiosa à qual se realiza não somente em nossa casa, mas também nos nossos trabalhos voluntários na Pastoral com crianças e jovens. A cada dia busco mais fé, esperança amor e união para manter viva a luz da Palavra de Deus.
         Os encontros realizados em nossa casa de formação com os pais e com as mães foram muito bons. Nesses encontros nossos pais tiveram formação de assuntos relacionados ao papel de cada um na família, auto-estima, gravidez, educação dos filhos, vocação, Congregação, além de ter sido uma oportunidade para eles descobrirem como é a nossa vida no aspirantado, conhecendo mais a Congregação, tendo o conhecimento da minha escolha. Percebendo o que eu busco aqui, apesar das dificuldades que enfrento nada me faz desistir e sim me dá cada vez mais força para continuar firme na minha vocação de seguir Jesus.

TUANI HEINECK NICOLA

          Quando saí da casa de minha família, em busca da vivência em comunidade, a vida mudou completamente, pois tive ensinamentos e costumes que aprendi com a família. No começo foi um pouco difícil, exigiu muito sacrifício, pois era acostumada a viver somente para mim e quando passei a viver em grupo vive para todas, aceitando as diferenças.  E dessa vivência em comunidade que aprendi a partilhar e também aprendi a viver a gratuidade que permite fazer discernimento para o seguimento a Jesus na Vida Religiosa.
       Ter meus pais presente aqui comigo neste encontro, foi muito gratificante, pois além de matar as saudades, eu e meus pais juntos aprendemos muitas coisas sobre a congregação da qual eu faço parte. Durante o encontro tivemos momentos de partilha onde eu pude expressar o que estou sentindo, o porquê de eu estar aqui e também contar como foi que despertou essa vontade de ser Aspirante e fazer parte dessa Congregação. Então esse dia que passei com minha família, que foi muito proveitoso, só tem que agradecer muito a Deus e Bárbara Maix, pois foram momentos diferentes onde eu aprendi muito com meus pais. E também não se esquecer de agradecer a minha família que sempre se faz presente na minha vida e me incentiva muito a respeito da minha caminhada no momento como Aspirante e futuramente como Irmã do Imaculado Coração de Maria.


LETICIA LARSEN BONETT

         O chamado é diferente em cada um de nós. Há vários tipos de chamados: a vocação do leigo, sacerdotal e a Vida Religiosa. Deus é quem chama e quando isso acontece através de pessoas e até mesmo da comunidade que reza e pede pelas vocações sacerdotais e religiosas fortalecendo o chamado.
        Nisso de uma hora para outra percebi a vontade de participar de encontros vocacionais ou algo que me aproxime de Deus. Assim Ele me tocou, com tanta leveza e simplicidade que muitas das vezes nem percebi, mas já estava sendo chamada.
       Bem, quando disse sim e escutei o que Jesus queria falar me senti realizada com o coração cheio de amor, paz e pronta para ajudar a quem precisa.  E como na Vida Religiosa procura-se viver como Jesus viveu, dei mais um passo para concretizar o convite, que é a vivência em comunidade saindo da casa de junto dos pais e irmãos.  Na comunidade convive-se com pessoas que tem o mesmo objetivo dando ânimo e coragem para seguir, pois a saudade de casa é grande e só com o apoio de pessoas que nos amam conseguimos superar as saudades.
      No aspirantado a gente se conhece melhor podendo saber se é mesmo a Vida Religiosa consagrada a serviço da Igreja que está sendo convidada a seguir correspondendo com a realização espiritual.
       A presença de meus pais foi muito importante, para além de matar as saudades, fazer com que eles conheçam mais a Congregação da qual eu faço parte. Acredito que eles tenham gostado muito de passar o dia aqui, pois tiveram vários momentos de reflexão, partilha de vida, oração, convivência, autoconhecimento, além de vários outros momentos que foram muito importantes. Tudo isso para que os pais também façam parte da formação para a Vida Religiosa que estamos tendo. Meu pai, minha mãe e irmão também em um destes momentos tiveram a oportunidade de conhecer o motivo que tive para ingressar no aspirantado e hoje quais são minhas dificuldades e alegrias. Em todo dia juntos perceber quais foram os verdadeiros motivos para que eu e também minha família tivesse sendo chamada a seguir Jesus e Bárbara. 



     Os encontros tiveram como frase iluminadora de João 15,16: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça...”
Comunidade Esperança
Rua Sete de Setembro, 207
Frederico Westphalen, RS

Blog da Província de Santa Maria

Um comentário:

  1. QUERIDAS JOVENS: LETICIA, TUANI E CAMILA!!!
    ME ALEGRO MUITO VER QUE VOCÊS ESTÄO DISPOSTAS A VIVER ESTE IDEAL QUE TÄO POUCAS PESSOAS SABEM VALORIZAR. A VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA. dESEJO QUE VOCÊS SEJAM PERSEVERANTES NESTA VOCAÇÄO. POIS FOI DEUS QUE AS CHAMOU, ESCOLHEU E ENVIOU, PARA QUE POSSAM PRODUZIR MUITO E BONS FRUTOS. RECEBAM MEU CARINHOSO ABRAÇO E MINHAS PRECES. iR. TEOLIDE VIECIELI. COMUNIDADE BÁRBARA MAIX - BOLIVIA

    ResponderExcluir