terça-feira, 20 de março de 2012

Encontro de Comunidades do IRBM da Província Divino Espírito Santo – Santa Maria

   “Todas estão seriamente obrigadas a não esquecer os pobres.” Bárbara Maix
Com o objetivo de "aprofundar o processo de criação do Instituto Religioso Bárbara Maix -  IRBM, visando, nossa prática  Pastoral e Ação Social em fidelidade ao Projeto de Jesus Cristo, conforme Bárbara Maix", as Comunidades pertencentes ao Setor de Pastoral e Ação Social da Província Divino Espírito Santo de Santa Maria reuniram-se nos dias 12 a 14 de março em Vale Vêneto.
                Um número significativo de Irmãs representantes de todas as comunidades de Pastoral e Ação Social da Província no Rio Grande do Sul se fez presente e contou com assessoria da Equipe Provincial do Setor de Pastoral e Ação Social e da Irmã Eurides Alves de Oliveira, Conselheira Geral do Setor, a qual conduziu o grupo a reflexão sobre as realidades sócio-político-religioso, finalidades do IRBM, orientações para o Projeto Missionário da Comunidade e Projeto Social Solidário.
                No encontro foi possibilitado a partilha da missão das comunidades, onde cada comunidade apresentou suas necessidades e perspectivas diante da realidade onde estão inseridas. Foi possível perceber nas partilhas que a ação das Irmãs gera vida e transformação na realidade de muitas pessoas, os quais se tornam sujeitos de sua própria história.
                O grupo destacou a importância da presença constante da Coordenadora Provincial, Irmã Maria Helenita Sperotto e das Irmãs Conselheiras: Maria Dalcero, Terezinha Eliza Liberalesso e Delzira Bonatto – responsável pelo Setor de Pastoral e Ação Social.
                Foram dias de intensa vivência e partilha da missão, o aprofundamento sobre a missão do Instituto Religioso Bárbara Maix conduzido pela Irmã Eurides que contribuiu para melhor compreender a missão que temos quanto Congregação nas diversas realidades onde estamos inseridas, o projeto comunitário de missão é para as comunidades o elo que une todas em vista do mesmo objetivo, fazer acontecer o Reino de Deus nos espaços em que estamos presentes. A construção é conjunta e se faz pouco a pouco, passo a passo se cria um caminho sólido e que conduz a Meta que a “Vida em abundância para todos”. 





 
   Irmãs: Fernanda Bedinotto, Letícia Campanhollo e Delzira Bonatto
Pelo Grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário