segunda-feira, 7 de novembro de 2011

1º Seminário sobre TSH mobiliza entidades governamentais e não-governamentais em Porto Alegre/RS

    Nos dias 4 e 5 de novembro, no Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre, aconteceu o  1º Seminário Estadual sobre o Tráfico de Seres Humanos (TSH). Promovido pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (Sociedade Educação e Caridade), o Seminário teve como tema "Erradicar pela solidariedade na defesa e promoção da vida" e como lema "Um grito, Um clamor, Um crime". 
      Em entrevista para o Blog de Santa Maria, Ir. Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação, partilhou: "As expectativas para este Seminário são grandes. Nosso objetivo é agregar mais pessoas para essa causa; além de visibilizar o todo da missão. Queremos a prevenção para que haja mais humanidade!".
     Após a acolhida pelas coordenadoras do evento: Irmãs Eurides Alves de Oliveira e Élida Debastiani, alunas do Instituto São Benedito coreografaram a música tema da Rede Um Grito pela Vida, de autoria de Ir. Miria Kolling, ICM.
    No cerimonial de abertura, Ir. Marlise Hendges destacou que somente pessoas de sentimento nobre e humanitário se interessam por uma temática como o Tráfico de Seres Humanos. Lembrou, também, que na gênese da Congregação, a Bem-aventurada Bárbara Maix sempre esteve atenta à vida ameaçada, por exemplo, em Viena, com as jovens que se encontravam em vulnerabilidade, exploradas por seus patrões e que caiam na prostituição.
     O TSH é a terceira economia mais lucrativa no mundo. Associada com a violência e a fome, o Tráfico de Pessoas  é uma ameaça à vida. Ir. Eurides Alves de Oliveira, coordenadora da Rede Um Grito pela Vida (CRB-Nacional) , na contextualização sobre o panorama nacional e internacional, conclamou os participantes: "Nosso desafio é sermos referência em humanidade".
     Todas os assessores e palestrantes trouxeram, com propriedade a temática, desafiando a tomada de atitude diante das situações que roubam da pessoa humana o seu sagrado, os seus direitos e a sua dignidade.
     Em breve será disponibilizado no site da Congregação ( http://www.icm-sec.org.br/ ) o material trabalhado durante esses dias do evento, bem como os encaminhamentos práticos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário